ATÉ QUE ENFIM, JÁ TAVA NA HORA
Howdy! Tudo bem com vocês?
Hoje, enfim, tivemos mais notícias para Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon. Ficamos às escuras por alguns meses, porém, a Gamefreak finalmente mostrou-nos alguma coisa sobre os novos jogos que virão no fim do ano.
Vi muitas pessoas falarem que as informações de hoje não tem nada de interessante, porém eu discordo. Provavelmente, a (falta de) expectativa possa ter deixado a comunidade um tanto seletiva e amarga diante das novidades apresentadas, ainda mais com o que anda se sucedendo ultimamente.
Mas, em minha opinião, o que nos foi mostrado foi bastante satisfatório. Pudemos ouvir mais das músicas do jogo, como um pouco mais da Wild Battle e a Tittle Screen, por exemplo! Assim como uma OST que eu tendo à achar que é uma versão remixada da Trainer Battle que tocará em locais específicos como Battle Tree ou Batalhas Online. Eu não consigo enxergar ela como música de batalha, principalmente sem a guitarra do ápice da música.
Enfim. Vamos dissecar o que nos foi mostrado nos trailers e gerar algumas opiniões e predições disso.
Eu pessoalmente adorei essa nova arte. Agora ela ganhou uma bela versão de Pôr do Sol. Mas não só isso, ela tem algumas partes atualizadas, de acordo com o mapa antigo, dentre elas, eu notei:
Sobre este Ultra Wormhole: Ninguém sabe ao certo o motivo de ele estar lá, e há muita especulação. Eu ainda não tenho opiniões formadas, mas estou excitado para ver como a história se desenvolverá.
Aliás, devido uma foto que foi lançada nos sites oficiais de Pokémon, desconfiasse que quem está por trás desse Ultra Wormhole, e também das várias mudanças na história, é o Necrozma.
Mas vamos deixar isso um pouco de lado. Deixem-me mostrar o que eu disse que iria falar sobre aqueles prédios de Alola. Foi revelado, graças à uma Entrevista à Kasumasa Iwao, o Diretor de USUM, que Alola terá uma função muito Interessante, o Alola Photo Club, que permitirá que você tire fotos junto com seus Pokémon!
Sempre que quiser, você poderá ir nos prédios, atualmente identificados em Melemele e Akala, e pedir para tirar fotos. Você poderá mexer em praticamente tudo. Cenários, Poses, Posição do Treinador e do Pokémon, Molduras, Enfeites, Roupas... enfim.
Você ainda poderá tirar fotos em momentos especiais, como quando um Pokémon seu evolui!
Eu pessoalmente não tinha gostado dessa mecânica de início. Talvez eu estivesse pondo muita expectativa. Mas esse tipo de mecânica boba que só acrescenta ao "pessoal", digamos, sempre me cativou. Sempre gostei de Contests, por exemplo, e amava tirar fotos em XY. Acabou que me dei por conta de que essa mecânica é ótima, e eu vou usá-la muitas vezes durante o meu Gameplay.
Quer dizer, você acabou de evoluir aquele Pokémon especial do seu time ao ultimo estágio, depois de tantas batalhas, tanto trabalho de equipe... É bom ter como guardar uma recordação, sabe? Deixa o jogo mais humano. Até por que, sim, humanos gostam de tirar fotos de TUDO.
Uma das coisas que me fez dar um mini rage nesse negócio no início é por que eu achei que todo espaço vazio de Alola ia ser substituído pelos prédios dessa mecânica, mas quando eu comecei a analisar o mapa é que eu percebi que esse não era o caso. De qualquer maneira, este é o preview de como o prédio será no jogo:
Há duas coisas que Iwao disse que me chamaram atenção, aliás.
Uma delas foi:
Muitos teorizam dizendo que isso é apenas um Rockruff NPC, que você interage com ele, ou que seria uma espécie de minigame. Porém, eu não faço parte desse pensamento.
Pra começar, lembram do Wingull que supostamente seguia o treinador? A Gamefreak está lançando isso aos poucos para ver nossas reações! Lembram de quando a customização era apenas uma especulação em SM, não é?
Outra coisa: O Rockruff está soltando um balãozinho com uma nota musical. Algo que os Pokémon faziam em HGSS quando você passeava com eles: Eles diziam como se sentiam por balões! E eu acho muito difícil um NPC fazer esses mesmos balõezinhos desse jeito, mesmo que o jogo tenha ficado ainda mais vivo, com mais Pokémon zanzando por aí.
E pensem em mais uma coisa: O Datamine revelou animações de TODOS os Pokémon andando e correndo. Elas não seriam para nada. Muito se teorizava que elas seriam para o jogo do Switch pois o 3DS não aguentaria as animações. O fato é que: Provavelmente eles retiraram a função em SM por que realmente não sabiam como fazer a função ficar mais leve, trabalhando nisso mais tarde em USUM!
E se você não entendeu o que me fez ter certeza quando eu vi a entrevista, foi o fato dele falar que o jogo liberaria enfeites dependendo da sua amizade com o Pokémon. Claro, podia ser algo bem ao estilo de Pokémon Amie, mas, em HGSS, os Pokémon também podiam achar estes itens de enfeite enquanto andavam conosco!
AH! E o motivo para termos partes da Gameplay em que o Pokémon não aparece correndo conosco? Simples: Talvez você tenha a opção de soltar ou não o Pokémon quando você quiser, porém, com locais obrigatórios para guardar seus Pokémon, pelo menos os grandões, como dentro de prédios, aonde obviamente não caberia um Onix!
Mas enfim, vamos à segunda coisa que me chamou atenção: Ele falou que temos muitas mecânicas, do qual, obviamente, ele não vai poder falar. Mas que outras mecânicas?
Há muitas possibilidades, mas a que as pessoas mais colocam expectativa é essa:
Como podem ver, o Ryuki, um carinha aí que a gente derrota no pós game enquanto defendemos o nosso título de campeão, vai aparecer mais no game, pelo que parece, junto deoutra desconhecida Kahili, aquela golfista que faz parte da Elite 4. Teoriza-se que ela será uma Trial Captain agora, já que ela aparece ensinando um Z-move, mas vamos focar no frame que o Ryuki aparece.
Não, o Ryuki não é importante. O que chama atenção é o cenário do local.
Lembra algum lugar? Dica: um dos ginásios que mais dá rage em questão de puzzle.
Já adivinhou? Exato.
Pois é, pelo que parece o Ginásio do LT. Surge vai aparecer no jogo, porém, ninguém sabe onde, quando ou como.
Eu teorizo que os prédios que apareceram em alguns lugares de Alola tenham modelos de vários Ginásios do Mundo Pokémon em seus interiores, para que sintamos o gostinho de andar num ginásio antigo em full 3d. Porém, provavelmente não veremos nenhum Gym Leader retornando, já que quem ficou no fim do Puzzle era um Blackbelt.
Porém, tudo que temos são teorias, por hora, então que cada um pense o que quer.
Enfim, falando em localizações, podemos ver estas duas que apareceram no Trailer também:

A primeira delas é uma caverna muito estranha, porém muito bonita. Algumas pessoas encontraram algumas similaridades com a Verdant Cave, onde tínhamos nosso primeiro Trial, mas eu tenho dúvidas quanto à isso.
Essa caverna, entretanto, parece ter dois treinadores nela, e ambos usam essa espécie de chapéu, que é bem característico de culturas chinesas. Agora nos resta esperar para sabermos que lugar é este.
Já esta é muito mais fácil de se decifrar. Esta é a Exeggutor's Island, em Poni. Eu sinceramente gostei desse novo design, com Exeggutors de verdade povoando a ilha. È esse tipo de coisa simples que deixa os jogos uma coisa mais bonita.
Isso me deixa curioso para ver como as outras rotas ficarão. No mapa parece que pouca coisa mudou, mas pelas imagens podemos ver que tivemos muitas mudanças.
Um exemplo de toda essa mudança? A seleção de Iniciais!
Tivemos várias amostras de como ela ficará. Talvez ela envolva mais do que só mostrarem os Pokémon e escolhermos. Alguns pensam que, no começo, tenhamos que encontrar os iniciais ou coisa do tipo, visto o que apareceu nos trailers. Mas o que eu mais achei atraente foi a seleção em si dos nosso parceiros. Ela não ocorre mais naquele "Campo de Batalha" de Iki Town. Pelo que parece, vamos escolher nossos parceiros na Rota 1, e com muitas cutscenes envolvidas! A Gamefreak realmente está se esforçando muito neste jogos novos, pelo que parece!
Temos também o Z-Power Ring! Uma atualização do Z-Ring, que nos permitirá lançar Z-moves mais poderosos e também nos abrirá um leque muito maior de Z-moves especiais! Ou seja: Mais Pokémon terão acesso à Z-moves exclusivos! Kommo-o caso do Kommo-o! Mil perdões pela piada.
O nome do Z-move será Clangorous Soulblaze, e atacará os dois adversários em uma double battle, e aumentará os stats do Kommo-o. Pelo que parece, o movimento não surtirá efeito no Pokémon parceiro. Esse Z-move com certeza deixará o Kommo-o bem apelão, e irá abalar um pouco os jogadores mais competitivos.
No final, temos a Boxart dos jogos apresentada, e... aquilo são olhos no brilho?...
Enfim, galera, de mais é só isso que temos de novo. Sim, se parar pra ver nem foi TAAAANTA coisa assim, mas depois de meses sem nada, acho que isso foi satisfatório.
Bem, é só isso! Até mais! See ya!
Melemele
- O local vazio em Hau'oli City foi substituído pelo Alola Photo Club. Falarei sobre isso mais em breve.
- Temos novas "Praias", por assim dizer. Uma atrás do Hotel, na rota 2, e outra em Kala'e Bay, que é mais uma expansão do banco de areia já existente no local. A teoria de "Maré Baixa" não faz muito sentido, já que as outras partes arenosas da Ilha não sofreram muitas mudanças.
- O Shopping de Hau'oli teve uma mudança um pouco sutil, o que não é lá tão importante, mas é legal de se citar. Algumas ruas da cidade parecem ter ganhado algumas mudanças sutis também.
Akala
- O Local vazio em Heahea City foi preenchido, entretanto, não se parece com o Alola Photo Club de Hau'oli, sendo uma espécie de prédio mais azulado. Há duas possibilidades: Ou esse prédio tem um visual diferente em cada Ilha, ou é um prédio completamente diferente.
- A área vulcânica da Ilha, ou seja, Wela Volcano e a Rota 7, parece não estar mais ativa, visto que não há mais fumaça saindo do local.
- Atrás de outro Hotel, este na rota 8, podemos ver que mais um banco de areia apareceu. As árvores que aparecem no local são mais um indício de que a maré baixa não parece ser o fato que ocorreu para essas áreas extras aparecerem. Porém, fica no ar o mistério sobre o por quê desses bancos aparecerem, e o que descobriríamos nestes locais.
- O Local da Royal Avenue também foi preenchido. O prédio parece ter o mesmo modelo do que vimos em Heahea, mas com uma cor diferente. Possivelmente rosa.
- O Laboratório de Pesquisas Dimensionais teve um certo remodelamento, ganhando um andar extra.
- A casa da Lana, em Konikoni, foi remodelada.
- Parece haver um Alola Photo Club aonde tinha-se um local vazio anteriormente em Konikoni.
- Na saída ao norte de Konikoni podemos ver mais um Torii, na saída de cima da cidade.
Ula'ula
- A Tempestade que sempre cai nos arredores de Po Town e da Rota 17 parece ter cessado.
- O local vazio de Malie City foi substituído por mais um prédio. Dessa vez, do que parece ser de cor laranja.
- Na praia da Rota 12, a Costa Isolada (tradução livre de Secluded Shore), parece ter aparecido uma base da Aether Fundation. Possivelmente para a proteção dos Slowpokes que moram na região.
- A quadra na rota 15, aquela que fica em uma ilhota que você só acessa com o Sharpedo Jet, ela parece continuar vazia. Meu pai opinou dizendo que parece um Heliporto - Só falta um "H". Devo concordar com ele nessa, afinal, é a única coisa que parece fazer sentido, mesmo, ainda sim, não fazendo muito mais sentido.
- O local vazio na Tapu Village parece não ter sido preenchido também, mas, quero puxar a atenção de que, no mapa original, o solo dessa parte parecia "pavimentado", mas, no jogo, havia apenas um resquício de parede no local. Será que nos futuros jogos teremos algo diferente?
- A Entrada da Pokémon League parece ter sido mais reformada. Junto a isso, parece que há uma pequena área extra no Monte Lanakila que não estava lá originalmente. Será que a "Victory Road" será estendida?
Poni
- Os arrecifes costeiros da praia de Poni Wilds foram removidos. Aparecem, entretanto, grossos arrecifes em Poni Breaker Coast.
- A possível mudança mais notável do novo mapa de Alola: Um enorme portal, possivelmente um Ultra Wormhole, aparece sobre Poni.

Aliás, devido uma foto que foi lançada nos sites oficiais de Pokémon, desconfiasse que quem está por trás desse Ultra Wormhole, e também das várias mudanças na história, é o Necrozma.

Sempre que quiser, você poderá ir nos prédios, atualmente identificados em Melemele e Akala, e pedir para tirar fotos. Você poderá mexer em praticamente tudo. Cenários, Poses, Posição do Treinador e do Pokémon, Molduras, Enfeites, Roupas... enfim.
Você ainda poderá tirar fotos em momentos especiais, como quando um Pokémon seu evolui!

Quer dizer, você acabou de evoluir aquele Pokémon especial do seu time ao ultimo estágio, depois de tantas batalhas, tanto trabalho de equipe... É bom ter como guardar uma recordação, sabe? Deixa o jogo mais humano. Até por que, sim, humanos gostam de tirar fotos de TUDO.
Uma das coisas que me fez dar um mini rage nesse negócio no início é por que eu achei que todo espaço vazio de Alola ia ser substituído pelos prédios dessa mecânica, mas quando eu comecei a analisar o mapa é que eu percebi que esse não era o caso. De qualquer maneira, este é o preview de como o prédio será no jogo:
Há duas coisas que Iwao disse que me chamaram atenção, aliás.
Uma delas foi:
Nem tudo estará disponível desde o começo, nós pensamos que seria divertido se tivéssemos uma progressão de itens a serem desbloqueados. Então, baseado na amizade que você tem com um Pokémon, você verá itens aparecendo naturalmente.Isso pode não parecer muita coisa, mas no exato momento em que ele fala a que os itens vão aparecendo conforme você ganha amizade com seu Pokémon, passa a parte dos Trailers que possivelmente mais me Hypeou: O Rockruff seguindo o treinador.
Muitos teorizam dizendo que isso é apenas um Rockruff NPC, que você interage com ele, ou que seria uma espécie de minigame. Porém, eu não faço parte desse pensamento.
Pra começar, lembram do Wingull que supostamente seguia o treinador? A Gamefreak está lançando isso aos poucos para ver nossas reações! Lembram de quando a customização era apenas uma especulação em SM, não é?
Outra coisa: O Rockruff está soltando um balãozinho com uma nota musical. Algo que os Pokémon faziam em HGSS quando você passeava com eles: Eles diziam como se sentiam por balões! E eu acho muito difícil um NPC fazer esses mesmos balõezinhos desse jeito, mesmo que o jogo tenha ficado ainda mais vivo, com mais Pokémon zanzando por aí.
E pensem em mais uma coisa: O Datamine revelou animações de TODOS os Pokémon andando e correndo. Elas não seriam para nada. Muito se teorizava que elas seriam para o jogo do Switch pois o 3DS não aguentaria as animações. O fato é que: Provavelmente eles retiraram a função em SM por que realmente não sabiam como fazer a função ficar mais leve, trabalhando nisso mais tarde em USUM!
E se você não entendeu o que me fez ter certeza quando eu vi a entrevista, foi o fato dele falar que o jogo liberaria enfeites dependendo da sua amizade com o Pokémon. Claro, podia ser algo bem ao estilo de Pokémon Amie, mas, em HGSS, os Pokémon também podiam achar estes itens de enfeite enquanto andavam conosco!
AH! E o motivo para termos partes da Gameplay em que o Pokémon não aparece correndo conosco? Simples: Talvez você tenha a opção de soltar ou não o Pokémon quando você quiser, porém, com locais obrigatórios para guardar seus Pokémon, pelo menos os grandões, como dentro de prédios, aonde obviamente não caberia um Onix!
Mas enfim, vamos à segunda coisa que me chamou atenção: Ele falou que temos muitas mecânicas, do qual, obviamente, ele não vai poder falar. Mas que outras mecânicas?
Há muitas possibilidades, mas a que as pessoas mais colocam expectativa é essa:
Como podem ver, o Ryuki, um carinha aí que a gente derrota no pós game enquanto defendemos o nosso título de campeão, vai aparecer mais no game, pelo que parece, junto de
Não, o Ryuki não é importante. O que chama atenção é o cenário do local.
Lembra algum lugar? Dica: um dos ginásios que mais dá rage em questão de puzzle.
Já adivinhou? Exato.
Pois é, pelo que parece o Ginásio do LT. Surge vai aparecer no jogo, porém, ninguém sabe onde, quando ou como.
Eu teorizo que os prédios que apareceram em alguns lugares de Alola tenham modelos de vários Ginásios do Mundo Pokémon em seus interiores, para que sintamos o gostinho de andar num ginásio antigo em full 3d. Porém, provavelmente não veremos nenhum Gym Leader retornando, já que quem ficou no fim do Puzzle era um Blackbelt.
Porém, tudo que temos são teorias, por hora, então que cada um pense o que quer.
Enfim, falando em localizações, podemos ver estas duas que apareceram no Trailer também:

A primeira delas é uma caverna muito estranha, porém muito bonita. Algumas pessoas encontraram algumas similaridades com a Verdant Cave, onde tínhamos nosso primeiro Trial, mas eu tenho dúvidas quanto à isso.
Essa caverna, entretanto, parece ter dois treinadores nela, e ambos usam essa espécie de chapéu, que é bem característico de culturas chinesas. Agora nos resta esperar para sabermos que lugar é este.

Isso me deixa curioso para ver como as outras rotas ficarão. No mapa parece que pouca coisa mudou, mas pelas imagens podemos ver que tivemos muitas mudanças.
Um exemplo de toda essa mudança? A seleção de Iniciais!
Tivemos várias amostras de como ela ficará. Talvez ela envolva mais do que só mostrarem os Pokémon e escolhermos. Alguns pensam que, no começo, tenhamos que encontrar os iniciais ou coisa do tipo, visto o que apareceu nos trailers. Mas o que eu mais achei atraente foi a seleção em si dos nosso parceiros. Ela não ocorre mais naquele "Campo de Batalha" de Iki Town. Pelo que parece, vamos escolher nossos parceiros na Rota 1, e com muitas cutscenes envolvidas! A Gamefreak realmente está se esforçando muito neste jogos novos, pelo que parece!

O nome do Z-move será Clangorous Soulblaze, e atacará os dois adversários em uma double battle, e aumentará os stats do Kommo-o. Pelo que parece, o movimento não surtirá efeito no Pokémon parceiro. Esse Z-move com certeza deixará o Kommo-o bem apelão, e irá abalar um pouco os jogadores mais competitivos.
No final, temos a Boxart dos jogos apresentada, e... aquilo são olhos no brilho?...
Enfim, galera, de mais é só isso que temos de novo. Sim, se parar pra ver nem foi TAAAANTA coisa assim, mas depois de meses sem nada, acho que isso foi satisfatório.
Bem, é só isso! Até mais! See ya!