Após passar um dia inteiro para baixar a demo, eu finalmente pude jogar e dar minha primeira olhada na região de Alola, e aqui está minha revisão!
E aí, pessoal, estão tão animados quanto eu por causa da demo? Sério, eu passei um dia inteiro tentando baixar a demo - desde o meio dia até umas 2 da manhã. Isso por que minha conexão da internet estava horrível, e eu tive que reiniciar o Download.
De qualquer maneira, eu pude fazer o Download e aproveitar da demo especial que nos foi entregue. E eu fiquei muito encantado, tanto que precisei fazer essa postagem para compartilhar com vocês o que eu estou sentindo.
Lembrando que essa postagem vai ter Spoilers da Demo, então, tome cuidado enquanto lê isto!
Assim que você acessa a demo pela primeira vez, é mostrado você saindo de casa e pegando uma carta, aonde recebemos um Greninja de "alguém não identificado". Este Greninja é o nosso parceiro da demo, e é o tão aclamado Ash-Greninja. Após isso, você e sua mãe vão à cidade de Hau'oli para oficializar o novo endereço. Lá, encontramos com Hau, e após uma breve conversa, podemos finalmente sair.
Devo dizer que os cenários estão incríveis. Eu não pensava que a diferença entre os gráficos de XY e ORAS para Sun e Moon seriam tão grandes assim! Os detalhes nos personagens e no cenário em si estão incríveis e cheios de vida! Os NPC parecem reagir que você está passando por eles, e gesticulam mais livremente, assim como as pessoas no mundo real. Isso foi algo que me conquistou logo de início.
Além do mais, algo que fazia falta desde HGSS era o barulho que passos que fazia enquanto andávamos em qualquer lugar. Agora não importa se estamos no concreto, terra, grama, areia, tudo fará um som para que você sinta que está realmente andando no jogo.
Quando disseram que a Team Skull iria marcar, eles estavam certos. A Team Skull é bastante carismática e engraçada na sua maneira de falar e gesticular.
A batalha contra eles é rápida, porém, bem divertida, se você souber aproveitar as jogadas de câmera, a música, e claro, o Grunt da Team Skull "fazendo um rap" no fundo.
Após a batalha, eles fazem aquele olhar, com os olhos arregalados, o que faz eles ainda serem mais engraçados. Eu acho que eu realmente a Team Skull será uma das mais carismáticas, se não a mais carismática de todos os jogos de Pokémon que eu já joguei.
Falando na batalha, a tela de batalha é realmente incrível. Ela é totalmente detalhada, com você tendo direito a acessar os status dos Pokémon, ajuda rápida com movimentos e habilidades e, sim, você também poderá ver que movimentos serão efetivos ou não contra o Pokémon Adversário, mas não de início. Isso é apenas para com Pokémon que você já batalhou antes, ajudando você a lembrar quais os movimentos usar durante a batalha. Na demo não tem opção de desligar esta função, porém, ela não atrapalha ninguém, é só uma mini ajuda pra você não ter que ficar preso pensando que ataque usar. Aliás, você ainda vai ter que preparar seu time para todos os tipos, com ou sem isso.
Após isto, eles vão embora, e você praticamente tem o direito de explorar o mapa mais um pouco. A música tema da cidade combina perfeitamente com o cenário. Uma cidade tropical, que você acabou de chegar. Aliás, a cidade também conta com uma versão noturna (que você pode acessar apertando "pra cima"+A enquanto está no menu da demo, após completar os eventos principais. E adivinha só? A música não só tem um ritmo que lembra muito Sinnoh, como também Sinnoh também tinha essa mecânica da Música mudar junto com o passar das horas. SINNOH CONFIRMED!!
Continuando, Hau'oli é uma cidade muito bonita, cheia de pessoas e Pokémon. E aliás, você também pode achar Pokémon na cidade, já que ela tem vários pontos com portões aonde você acessa grama alta! Eu gostei bastante disso, pois isso mostra que você realmente pode encontrar Pokémon em qualquer lugar! Inclusive, uma coisa que eu gostei muito no cenário é que você pode ouvir o som dos Pokémon nos lugares de ar livre, dando um toque a mais de realismo no cenário. Você não só está passando por locais aonde Pokémon podem ser encontrados. Você passa por locais aonde você pode encontrar Pokémon e sabe que eles estão lá.
Outra coisa bem interessante é que a cidade é dividida em "setores", como por exemplo Marina, aonde temos o porto, Shopping District, aonde temos a maioria dos prédios da cidade... Isso deixa a cidade com um ar de grandeza. Ela realmente é grande, porém você sente que ela realmente é dividida em várias partes, e eu acredito que as outras cidades e rotas poderão seguir o mesmo esquema.
Aliás, eu acho que eu acho que eu não falei a nova forma de andarmos. Não andaremos mais "retões". O +Pad, ou "Botões de Seta" estão desabilitados enquanto você anda, e agora você poderá apenas o botão analógico para poder andar, dando a você toda a liberdade para explorar. Isso me surpreendeu de primeira, pois eu não sabia desta novidade e tentava andar usando o +Pad, achando que o game travou ou os botões quebraram, mas na verdade, isto era apenas resultado da mudança no sistema de movimento, que abrange várias coisas, como a maneira que o personagem anda, corre, anda e corre na grama alta e até quando está pulando!
Ah, e você pode fazer piruetas e tropeçar! Fique de olho nos efeitos enquanto anda por Alola!
Ah, e você pode fazer piruetas e tropeçar! Fique de olho nos efeitos enquanto anda por Alola!
Após toda essa exploração na cidade, nós podemos ir ao Centro Pokémon. Ele está realmente muito bonito. Uma coisa que eu quero saber é para que serve aquele café dentro do centro. Talvez teremos que esperar para poder saber.
E após a rápida passada no Centro Pokémon, poderemos encontrar com Kukui, que nos concederá um rápido trial.
Após a rápida Cutscene... aliás, eu acho que vou ter que falar delas. Como eu disse antes, os personagens, os cenários, os gráficos em si estão bem mais realistas. E as expressões dos personagens também! Cada personagem tem sua maneira de se expressar, o que dá vida a eles. Hau, por exemplo, coloca as mãos na nuca enquanto sorri, de forma bem solta e espontânea. Todos os personagens tem suas expressões, até os NPCs com menor importância se movimentam mais!
O problema talvez seja apenas o nosso personagem, pois ele não parece mudar muito suas expressões. Mesmo que um dragão gigante esteja perseguindo ele.
Continuando, após você falar com Kukui, você pode sair da cidade ao norte, sendo levado ao Ten Carat Hill, local aonde eu não faço a mínima ideia de onde seja, embora eu saiba que se localize em Melemele Island. De qualquer maneira, a música desse local é outro nível. Ela simplesmente não era esperada para um lugar como aquele, mas é linda e hipnótica. Realmente a Gamefreak trabalhou bastante para fazer as músicas dessa geração. As músicas de Pokémon sempre chamaram minha atenção. Black & White tem ótimas músicas de rotas, por exemplo, e vendo o que já foi feito aqui na demo, acho que esta vai ser outra geração em que a música vai me encantar.
Bem, o trial é bem simples: Kukui lhe dará o Poké Finder, que é basicamente a Pokédex, mas sem o Rotom dentro, e pedirá para que você tire foto de 4 Pokémon: 2 Jangmo-o e 2 Hakamo-o.
Inclusive, usar os Z-moves é bastante divertido!
No fim de tudo, você sai da caverna para tirar a ultima foto e... Bum!
O ultimo Pokémon na verdade é um Pokémon Totem!
Batalhar com ele é bem divertido, e devo dizer que ele não é tão fácil assim de se batalhar. Claro, ele também não é uma Miltank da Whitney, mas você também não vai derrotar ele em um hit só.
De fato, a batalha contra o Totem Hakamo-o deixa o gosto de como a batalha no jogo completo será. Não teremos mais ginásios, mas em compensação, os desafios serão muito mais divertidos. Antes nós apenas tínhamos que resolver um puzzle, batalhar com alguns treinadores aleatórios e depois batalhar com uma pessoa no fim de tudo por um mero broche brilhante. Daí tínhamos que pegar 8 desses broches e perambular por uma caverna e no fim derrotar mais 4 treinadores e um treinador fortão pra virar o "Champion" da região, sendo que o antigo "Champion" continua no mesmo lugar.
Sendo sincero, o negócio já estava ficando cansativo. As batalhas de ginásio já não estavam tendo mais toda aquela toda aquela graça e dificuldade. Mas isso, isso é novo, refrescante, e ainda não sai muito desse papel. Temos os desafios em que faremos várias atividades, como Puzzles, Analises, dentre outras coisas. Talvez ainda tenhamos a oportunidade de batalhar contra os capitães dos triais, e, no final, temos uma batalha não contra uma pessoa, mas contra um Pokémon Super-Forte e até mesmo maior que um Pokémon maior. E não pense que você simplesmente vai chegar lá e pum, terminei o trial. De acordo com um vídeo da CoroCoro, que você pode ver clicando aqui, uma pessoa estava com um Litten com o mesmo nível que o Pokémon Totem e mesmo assim quase perdeu duas vezes. E ainda sim, teremos os Kahunas - 4 por ilha, similar às Elite 4 que tínhamos no passado.
De fato, é algo novo e ao mesmo tempo lembra o que já tivemos no passado, mas de forma bem mais divertida.
Por fim, temos uma ultima batalha: A batalha contra a Admin Plumeria. O jeito com que ela anda e dá aquele sorriso sádico é único. Seu tema de batalha é impressionante. Ele me dá um certo calafrio, e combina perfeitamente com a personagem. E nem me faça falar do violino.
Após a batalha, que também é relativamente rápida, se contar que você tem um Pikachu com Z-move e ela apenas um Golbat, ela vai embora e a história principal da demo acaba. Agora você é livre para explorar a cidade um pouco mais livremente, com vários eventos marcados para acontecer depois de certos dias e acesso à outros lugares, como Mahalo Trail, aonde você quebra algumas rochas com o Tauros do Poke Ride o qual você pode utilizar durante a demo após a história principal, e fala com o "Senhor Misterioso", que lhe dá uma Stardust quando você chega no final do caminho, mas não lhe dá mais nada por mais que voltam lá - se bem que eu só voltei lá 4 vezes, então...
Mas não é só isso que temos, ainda dá para batalhar com alguns treinadores se você voltar no Ten Carat Hill, e, se você quiser, você ainda pode participar do Desafio de Captura, em que um senhor nos dá algumas Pokéballs para batalharmos e capturarmos alguns Pokémon, porém, no fim não poderemos ficar com nenhum. Mas é divertido de qualquer forma, e você pode usar os Pokémon que capturou, sendo possível ainda usar o Z-move elétrico pelo simples fato de que você pode pegar Pikachus durante o Desafio.
Realmente, a demo é impressionante. Há muitas coisas curiosas nela, até mesmo nos seus arquivos, que aliás, com o Datamine foi revelado bastante coisa. E mesmo que acabamos enjoando, ainda tem coisas que serão desbloqueadas dias após dias, uma motivação a mais para continuar jogando.
E se a demo já foi de todo esse impacto, imagine a versão completa!
Eu dou nota 10 para essa demo. Em comparação com ORAS, esta demo está espetacular, sem comparações em todos os aspectos.
Alola tem muito a nos oferecer. Quem procura coisa nos pequenos detalhes para reclamar do jogo deveria parar para aproveitar um pouco. Principalmente por se tratar de um paraíso tropical como Alola! A Gamefreak está nos dando a oportunidade de relaxar e aproveitar depois de todos esses 20 anos jogando Pokémon, com várias coisas novas para podermos descobrir e usufruir. Desde um cenário mais imersivo até os efeitos audiovisuais durante as batalhas e caminhadas. Desde às músicas mais relaxantes até as que dão mais excitação ao serem ouvidas. Desde às funcionalidades mais reclamadas até as mais divertidas. Falta apenas um mês pessoal. Sun e Moon valerá muito a pena. Investir dinheiro em um 3DS, ou um 2DS, que é mais barato, para poder jogar os jogos. Mesmo com o tal do NX chegando. Sun e Moon será outro nível de inovação. Seja nos gráficos, músicas, mecânicas e ferramentas, na história, nos personagens, na customização... Enfim, tudo.
Você precisa jogar a demo para entender tudo o que eu estou sentindo, e ainda sim, apenas jogar a demo não é suficiente para sentir como Sun e Moon vai ser, e eu realmente espero que todos possam ter a oportunidade de jogar os jogos para podermos todos juntos desfrutar das aventuras relaxantes de Alola.