Na era atual, é bem comum ver termos como "Gameplay, Detonado, Walkthrough" e afins em qualquer conversa sobre jogos na Internet.
Em vídeos no YouTube, por exemplo, há uma infinidade de nomenclaturas.
Por isso, é comum que não saibamos logo de cara o que cada termo significa. São tudo a mesma coisa? Quais a diferenças?
Aqui vai uma breve explicação sobre o que cada termo representa.
Gameplay
O termo provavelmente mais conhecido dessa lista: Gameplay.
Gameplay é basicamente o termo "genérico", por assim dizer, para vídeos "normais" de jogos, onde uma pessoa se empenha para mostrar o jogo para seu público.
Basicamente, um vídeo de Gameplay é um vídeo de uma pessoa jogando um jogo.
Pode-se dizer então que todos os outros termos nessa lista também são Gameplays, porém, cada um tem uma particularidade, por isso a separação.
Quanto à duração de vídeos nesse formato, é de escolha do produtor do conteúdo - não há um limite exato de tempo.
No entanto, é comum que as pessoas façam Gameplays por volta dos 10 ~ 15 minutos.
Let's Play
Let's Play é basicamente uma Gameplay.
Porém, com um diferencial: o humor.
Em geral, Let's plays costumam ter uma pegada mais humorísticas, com inserções de memes, cortes, músicas e afins, para deixar o vídeo mais casual.
Assim como as Gameplays, não há um limite de tempo, por assim dizer.
É comum, porém, que as pessoas deixem os vídeos curtos, não passando dos 15 minutos.
Detonado
Um termo que eu considero ser apenas Brasileiro, o Detonado é basicamente um guia para jogadores inexperientes.
A função de um Detonado é basicamente explicar tin tin por tin tin do jogo, dando dicas de como prosseguir e explicando tudo - desde o início até o a coisa mais besta do pós game.
Detonados não se resumem apenas em vídeos, no entanto.
É muito comum que os primeiros resultados de pesquisa sejam postagens em blogs, sites e fóruns.
No caso dos "Detonados Escritos" é até comum que não haja Spoilers da história do jogo, e apenas seja dito o básico do que acontecerá.
Detonados de Ace Attorney, por exemplo, costumam ter apenas as escolhas certas à seguir e nomes dos envolvidos nos casos "escondidos" com aquelas tarjas pretas que somem quando você passa o mouse em cima.
Você não é proibido, porém, de fazer um vídeo com "Detonado" no título. Existem vários vídeos no YouTube que têm o título Detonado.
Porém, tenha em mente que pessoas que vêem Detonados em Vídeo procuram a mesma coisa que Detonados Escritos: Um guia completo explicando do começo até o fim, incluindo pós game, side quests e tudo mais.
Walkthrough
É o equivalente em inglês do Detonado.
O que se aplica ao Detonado, também se aplica ao Walkthrough: Um guia explicando do início ao fim como passar o jogo.
Geralmente, feito de jogadores experientes para jogadores inexperientes e público geral.
Assim como o Detonado, também é comum achar Walkthroughs em texto - no entanto, a maioria estará em inglês, então, tenha cuidado ao procurar esse termo se você não domina a leitura em inglês!
Vídeos de Walkthrough tendem à ser longos, passando dos 25 minutos e às vezes chegando à horas - afinal, a pessoa estará mostrando tudo do jogo.
Como fazer um vídeo com horas de Gameplay é massante, é comum que as pessoas façam Walkthroughs em séries, cortando os momentos em episódios, e em cada um é feito algo de relevante, como completando alguma parte em específico da história ou alguma Side Quest, o que na verdade deixa os vídeos mais acessíveis e poupa tempo do espectador que pode apenas estar procurando algo em específico, mas não quer assistir à vídeos longos demais.
Playthrough
Assim como uma Walkthrough, uma Playthrough é basicamente jogar um jogo até o final.
Porém, com um diferencial: Playthroughs não pretendem ser um guia para outros jogadores: É apenas uma pessoa jogando o jogo tendo suas próprias experiências, opções e afins.
Playthroughs podem ser feitas tanto por jogadores inexperientes ou que não jogam faz muito tempo, quanto por pessoas experientes.
O intuito desse formato é apenas mostrar alguém jogando até o final.
Nada impede alguém fazendo um Playthrough de dar suas próprias dicas, ou que alguém assistindo um Playthrough use isso como um guia, mas, como eu disse, numa Playthrough não é obrigatório que você faça tudo de tudo do jogo.
Ou seja: Se eu não gosto de tal Side Quest, eu posso pulá-la numa Playthrough, ou fazê-la da forma que eu acho melhor - não a mais eficiente.
Assim como Walkthroughs, esse formato de vídeo tende à ser longo, durando de vários minutos até horas. Mas também é comum que os jogadores façam seus vídeos em formatos de episódios.
É comum ainda, que haja cortes nesse estilo de vídeo, algo que não acontece muito em Walkthroughs.
Por exemplo: É normal que pessoas cortem batalhas contra Treinadores Aleatórios ou Pokémon Selvagens em Playthroughs de Pokémon, de forma à ganhar tempo.
Isso não quer dizer que eu não possa fazer isso em Walkthroughs, mas é comum essas partes também sejam mostradas.
Em resumo, Playthroughs são vídeos de pessoas jogando até o final com poucos ou nenhum corte.
Speedrun
Já esse termo é especial:
Diferente das outras Gameplays, o foco das Speedruns são terminar o jogo o mais rápido possível.
Você já deve ter se deparado com vídeos como "Zerando x jogo em x minutos" ou até lives - que são bem mais comuns - com esse título.
Se você já viu um vídeo desses, sabe o quanto tenso.
Basicamente apenas jogadores experientes tentam Speedruns, e eles não apenas "jogam rápido". Eles estão empenhados em quebrar recordes!
Tudo tá valendo numa Speedrun. Até mesmo o uso de bugs para agilizar e pular processos no jogo, embora eu acho que há uma discussão entre os Speedrunners se isso é legitimo ou não.
---
Bom, amigos, aqui está uma breve explicação sobre o que cada termo representa.
Em resumo, Gameplay serve pra praticamente qualquer vídeo, porém, utilizar os outros termos deixa os vídeos mais específicos e ajuda à ter um melhor público alvo.
Há alguns termos que são, no entanto, exclusivos: Eu não posso fazer uma Walkthrough e chamar isso de Speedrun, por exemplo.
Espero ter ajudado. Se houver algum termo faltando, ou algum termo que precise de reparos, me digam!