Para quem está cansado de jogar um mapa padrão, formas alternativas de jogar Minecraft com e sem modificações!
Talvez você já esteja cansado de jogar Minecraft, afinal, para alguém que não gosta de servidores, o jogo se torna um ciclo, um mapa novo é criado, recursos são coletados, o jogador se torna forte e, por fim, paramos de jogar tal mapa.
Porém, este ciclo vicioso pode ser combatido com formas alternativas de jogar inventadas por os jogadores, que utilizam de novos desafios, mods, datapacks e plugins!
Vamos começar sem mods ok?
1- Skyblock
Skyblock provavelmente é o modo de jogo não convencional mais conhecido pelos jogadores, afinal é um modo de jogo que existe desde a 1.4.7!
![]() |
Exemplo de um mapa skyblock ja progredido. |
Porém, mesmo sendo extremamente conhecido, não podemos ignorá-lo certo?
Skyblock é originalmente um mapa criado por Noobcrew, sua ideia consiste em sobreviver e evoluir tendo uma quantidade absurdamente escassa de recursos.
Você nasce em uma ilha no céu, com poucos blocos de terra (e grama), uma única árvore e um baú contendo itens o suficiente apenas para começar a progressão, normalmente 2 gelos, 1 balde com lava e sementes/plantas para permitir a progressão.
Existe diferentes tipos de Skyblock para se jogar, alguns são mais simples, têm a presença de diversas ilhas aéreas diferentes, cada uma com o próprio bioma, além de ilhas extras com a presença de estruturas (Vilas, Fortaleza do Fim, Mansão da Floresta, etc.), para jogar estes normalmente é preciso apenas do mapa específico.
Outros Skyblock preferem o uso de datapacks, um tipo de modificação para o jogo, mas que, ao contrário dos mods, são instalados no próprio mapa! O uso de um datapack é bem diferente do uso de um mod, não apenas na instalação, mas também no impacto em jogo, já que um datapack não consegue fazer um impacto muito grande. Por exemplo, um datapack bem comum para mapas skyblocks é um datapack que modifica os drops dos monstros! As múmias (zumbi do deserto), por exemplo, dropam areia!
2- Desafio do Nether
Você já está acostumado a ter o seu mundo sobrevivência no Overworld (dimensão padrão aonde o jogo começa) certo? Por que não tentar começar no Nether?
O tão famigerado Nether Update (1.16.x no Minecraft Java), foi um update que trouxe grandes mudanças para esta dimensão, e essas mudanças trouxe um novo desafio: sobreviver no Nether.
![]() |
Screenshot do Nether tirada após o Nether Update. |
Obviamente, uma sobrevivência no Nether não é tão completa como uma sobrevivência no overworld, porém, como o próprio nome diz, é desafiante.
É possível coletar (quase) todos os recursos que são normalmente obtidos no overworld, e isso inclui: madeira, pedra, ferro, ouro e diamante!
Duvida?
- Madeira: Existe duas espécies de árvores diferentes no Nether: Caules Carmesim e Caules Distorcidos.
- Pedra: Também existe uma variante do pedregulho no Nether: a Pedra-Negra (ou negrito), a Pedra-Negra é encontrada apenas no bioma Deltas de Basalto (eu disse que era um desafio não disse?), ou como parte de bastiões em ruínas.
- Ouro: Em nossa aventura no Nether é interessante começar pelo ouro. A Barra de Ouro, assim como a Pepita de Ouro pode ser dropada por um Piglin-Zumbi (A barra apenas quando morto por um jogador). Após obter Ferro, é possível minerar Ouro no Nether.
- Ferro: Existe duas formas de se obter ferro no Nether. Ao dar uma Barra de Ouro a um Piglin, o Piglin te dá algum item, dentro desses itens está a Pepita de Ferro, por isso a nossa busca por Ouro. Existe também um meio alternativo, o meio ideal para aventureiros: os Loots.
- Diamante: Por fim, o diamante. É impossível minerar diamante no Nether, nenhum mob dropa diamante e não é obtível por meio de trocas. Mas existe uma forma: os Loots, existe duas estruturas diferentes que podem ser encontradas no Nether: os Bastiões em Ruínas e as Fortalezas do Nether, e você pode encontrar diamante em ambas! Nas duas estruturas o diamante, assim como o ferro e o ouro, podem ser encontrados nos baús (Nos Bastiões é possível encontrar até mesmo Netherita!).
Vamos com mods agora ok?
3- Skyfactory
Você já conhece o Skyblock, além disso, sabe o quanto esse mapa é popular, por isso, inúmeros pacote de mods (mais popularmente conhecidos como modpacks), tem sua premissa baseada nele.
Você nasceu em cima de uma árvore, árvore esta que está plantada em um único bloco de terra, e é isto, isto é tudo que você tem para evoluir, isto é o Skyfactory:
![]() |
Mapa de Skyfactory recém-iniciado. |
Skyfactory é uma forma de jogar que segue a exata premissa do Skyblock, você está em uma ilha flutuante e tem que evoluir com os mais escassos recursos.
No Skyfactory, ao contrário do Skyblock, você não recebe nenhum item adicional, ou seja, você inicia o jogo de mãos vazias, mas isso não é um problema em um mapa Skyfactory, pois neste mapa você tem um auxilio que irá te ajudar bastante: os Mods.
Uma breve explicação: Mods são modificações criadas por os próprios jogadores, normalmente instaladas manualmente e que oferecem mudanças significativas (ou não) no jogo, como por exemplo o Mod "Ore Spawn", um Mod bem famoso que foi descontinuado a alguns anos, este Mod continha inúmeras criaturas batalháveis (algumas delas chefões), além de diversas dimensões e itens novos para os jogadores obterem.
![]() |
Exemplo de algumas criaturas do mod OreSpawn |
Mapas Skyfactory usam bastante os mods técnológicos (ou "de máquina" como eu prefiro chamar), já que os jogadores desses pacotes de mods gostam muito de fazer as famosas farms, uma forma automática de você gerar algum recurso infinitamente.
Para aqueles que gostam de farms e mods técnológicos ou para aqueles que não conhecem e querem uma nova experiência recomendo bastante o Skyfactory, principalmente por conta das diversas escolhas de pacotes de mods que tem disponível, alguns mais fáceis e outros mais difíceis, alguns mais leves e outros mais pesados.
![]() |
Exemplo de peneiras do mod Ex Nihilo |
4- Stoneblock
Uma aventura no céu com recursos escassos é muito divertida, na primeira vez, na segunda, na quarta, na sétima, mas cansa né? As outras duas formas que vou mostrar também se baseiam na premissa do Skyfactory, iniciar uma progressão a partir do zero, em condições absurdas. Nós já conhecemos o céu, conheça agora a pedra: