Eu já tava começando à gostar do jogo, pô...
Essa semana nós obtivemos algumas notícias de Pokémon Sword & Shield.
Embora a maioria pareça bem legal, como o fato de termos 18 ginásios, contando com uma "Liga Principal" e uma "Liga Menor", auto-save, os HMs não fazendo um retorno...
E até mesmo as notícias anteriores! Os rivais, o maioria dos Pokémon, as Galarian Forms, a customização que, pelo que parece, será bem extensa...
Enfim. Eles deram um jeito de não só dar um passo pra trás, mas sim dar um salto olímpico.
Como se já não bastasse o corte na Dex, algo que eu tava até deixando pra lá, principalmente se eles dessem o passe pro Aggron estar em Galar. Aí sim eu ia gadar eles fizeram com que a experiência agora fosse repartida entre todos os Pokémon MANDATÓRIAMENTE.
Sim.
Agora não tem mais esse negócio de "desligar o EXP. Share". Agora ele é parte da divisão de experiência do jogo. E pelo que se dá a entender, não há maneira de desligar.
Isso é algo que está presente em Let's Go, também - além de que o método de divisão do Exp Share já está aí desde XY. O método dá 100% de experiência para os Pokémon ativos na batalha e 50% do total de experiência para os demais Pokémon na party que não participaram da batalha. Em contraponto ao Exp Share das gerações passadas a experiência era dividida entre o Pokémon ativo e o Pokémon segurando o item.
Enquanto há de se concordar que é bem útil, também torna o jogo muito mais fácil e rápido.
Algumas pessoas acham isso uma maravilha pois tira a necessidade do grinding (entrar em batalhas uma após a outra para ganhar exp.), inclusive esquecendo que outras pessoas também podem QUERER jogar dessa forma e jogando na cara dos outros que grinding é perca de tempo.
Outro argumento é que outros RPGs já tem essa mecânica de exp. compartilhado... mas... não é assim que a banda toca.
Primeiro de tudo: Grinding não é a única coisa que faz alguém querer desligar o Exp Share.
Desligar o Exp Share traz um pouco mais de dificuldade ao jogo. Fora os desafios, como a Nuzlocke Challege.
Fora que, apesar de eu concordar que o grinding é chato e pode fazer você perder algumas horas treinando bichinho, é parte do jogo de um jeito ou de outro.
Com o Exp Share ligado você quase nunca treina a sua party toda, já que todos receberão aquele doce xp de graça.
Outros RPGs usam SIM dessa mecânica, mas veja: Eles são RPGs onde TODA A PARTY luta ao MESMO TEMPO.
Veja Fire Emblem, por exemplo. No final de uma batalha, todos ganham experiência, mas ninguém sobe de nível. Só sobe de nível quem realmente foi lá e venceu os oponentes, ganhando exp no ato.
Pokémon é um jogo em que apenas um membro da party batalha, na maioria das vezes. Todos receberem xp mesmo não fazendo nada na batalha, além de fazer parecer que os demais Pokémon são parasitas, faz com que o ganho de xp seja desproporcional.
Já era de se esperar que eles soltariam mais uma dessas bombas. O que virá à seguir em Sword e Shild?...
