Como Extrair MIDIs de jogos de DS

ONDE EU CONSIGO A CAÇAMBA DA MÚSICA QUE EU TO QUERENDO AAAAAARGH


HOWDY! Tudo bem com vocês, pessoal? Espero que sim!
Hoje eu resolvi postar um tutorial bem legal para repor o tempo que eu tô sem postar nada aqui.

Enfim. Para aqueles que gostam de pegar MIDIs e sair remasterizando, esse tutorial será bem útil. Para os que não sabem o que é MIDI, este é um arquivo de sequência, aonde instrumentos são arranjados, geralmente, é a matéria prima, por assim dizer, das músicas feitas por teclados, por exemplo. Em alguns games que se usam cartuchos, como o caso dos Nintendo DS, as MIDIs são armazenadas para serem utilizadas como Soundtrack, pois, muitas vezes, os cartuchos não tem memória o suficiente para suportar arquivos de áudio muito grande - e as MIDI acabam salvando o dia.

Algumas pessoas, então, pegam as MIDIs desses jogos e as remasterizam, remixam, ou qualquer outra coisa. Um exemplo disso é os remasters que eu faço no meu Soundcloud. É um processo virtualmente simples, Eu pego a MIDI, seleciono a VST certa para aquele track certo, pronto.

Mas o problema, às vezes, é justamente ACHAR a MIDI. Há alguns sites que disponibilizam estas MIDIs, como o VGMusic.com, porém, nem sempre conseguimos encontrar AQUELA MIDI em especial em nenhum lugar da Internet. E, neste caso, aqui estou eu para ajudar vocês.

Tudo o que vocês precisam é de um programa: VGMtrans. Ele é um programa gratuito e você vai utilizá-lo para extrair as MIDIs das ROMs. eu acho que já falei "MIDI" muitas vezes... Benza Deus...
Primeiro de tudo, vá para a página de Download do programa, baixe-o e instale.
Feito? Abra o programa. Para usar como exemplo, irei utilizar a ROM de Pokémon HeartGold.
Para abrir uma ROM no programa, clique em File>Open ou simplesmente dê ctrl+O ou clique na pasta amarela no menu. Quando a janela abrir, selecione sua ROM e confirme.
Eu apenas testei com ROMs de DS, outras ROMs, como de GBA e afins podem não ser compatíveis. E também: O programa pode demorar um pouco para abrir, e pode crashar várias vezes. Fora que: Há algumas ROMs que podem não ser suportadas pelo programa, mesmo sendo de DS.
Mas problemas a parte, vamos voltar ao tutorial. Se tudo der certo, o resultado será este:


Agora é uma parte bem chatinha: Procurar o exato arquivo que você quer. Para isso você deve ir nos arquivos da lista inferior direita (a grandona) e sair procurando o que você quer.

Como vou saber que esta é a música que procuro?

Bom ponto, para isso, você deve clicar em um dos arquivos e, logo após, clicar no ícone de "play" no menu. Desta forma:


Era essa a música que você queria? Ótimo. Eu estarei usando a música da Rota 11 de Kanto como exemplo.
Para salvar a música, clique com o botão direito do mouse no arquivo que você quer e clique em "Save as MIDI and DLS." Irei explicar o por que.
Quando você salvar, você terá 2 arquivos: Uma MIDI, que é a sequencia de áudio, e um arquivo DLS, que é um arquivo que só abre no FL. Studio (eu acho). Ele serve para que o Fruty LSD não é o LSD que você está pensando possa reconhecer os instrumentos.
Abra o seu FL. Studio, importe sua MIDI e eu demonstrarei como funciona. 
Quando você estiver tudo pronto, feche aquelas janelinhas que abrirem MENOS esta:


Este é o doce... digo... Este é o Fruty LSD. Você usará ele para rearranjar os instrumentos da MIDI para os originais, o que ajudará a reconhecer os instrumentos, para uma remasterização mais fiel. 
Lembra do DLS? Você vai abrir este arquivo nele. Para isso, clique no ícone de pasta e selecione o DLS correspondente à sua MIDI.


Quando a DLS carregar, você vai ouvir a música do modo que ela realmente é. Dessa forma, ficará muuuito mais fácil de identificar os instrumentos certos, entende? Pois agora poderemos isolá-los e ter o som original em nossos ouvidos. Vejam aqui o resultado de minha identificação de instrumentos:


O motivo de ter mais de um instrumento numa track é por que é bastante comum que as MIDIs tenham mais de um instrumento numa mesma Track, mudando sucessivamente os instrumentos nas horas corretas na música. Provavelmente isso é feito para polpar memória, mas vamos combinar que há tracks que são horríveis de se editar por contar mais de 5 instrumentos numa track só. Aí lá vai eu dividir a Track em 5, rearranjar tudo pra aí recolocar os instrumentos... sigh...

Enfim, este é o tutorial. Espero que eu tenha ajudado vocês!
Sintam-se livres para me mandar suas obras remasterizadas para eu dar uma olhada.
Se quiserem ouvir a remasterização da MIDI que eu escolhi, aqui está:


É isso pessoal! Até mais! See ya!

2 Comentários

  1. Excelente, muito obrigado!!
    Você conhece alguma forma de extrair as imagens destes aquivos .nes, gba...etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Infelizmente, não. Já até tentei procurar métodos para fazê-lo, mas nunca achei um.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem