Como fazer mini estufinhas recicláveis


Não jogue fora garrafas de plástico após esvaziá-las. Guarde-as e reutilize-as em um bem maior!


Eu já queria trazer esta postagem já faz um tempo, e finalmente consegui trazê-la para vocês.

Se você planta coisas em casa, é quase que inevitável que você não tenha algo reciclado. Seja por que isso é algo ecológico ou por que é mais barato.
De qualquer forma, essa postagem é de grande ajuda para todos os efeitos.

Como você já deve saber, estufas são de grande ajuda no cultivo. Elas fornecem um calor extra que ajuda no desenvolvimento da planta, assim como ajudam à reter água, diminuindo a quantidade de regas.

De fato existem estufas para comprar, construir e etc.. Porém, são caras, assim como nem todos têm espaço em casa para ter uma dessas.
E é agora que eu venho com esta premissa: Por que não reutilizar objetos que normalmente iriam pro lixo depois da primeira utilização?
Aqui vou mostrar duas simples estufinhas que eu fiz utilizando alguns objetos de plástico para você ajudar o planeta e sua hortinha.

Embalagem de Bolo


É bem comum que bolos venham em potes de plástico para evitar que eles acabem se quebrando. Porém, o que fazer com tais embalagens após o consumo do bolo?
Aqui vai uma maneira de "descartar" tais embalagens de forma ecológica.

Como exemplo, eu irei utilizar as estufinhas que fiz usando embalagens de bolo de rolo.
Nestas embalagens, você pode preenchê-las de terra na parte de baixo, ou adicionar uma sementeira no seu interior, como na foto abaixo.
De toda forma, faça furos pequenos na parte de baixo da embalagem para escoar excessos de água. Uma chuva, por exemplo, poda acabar penetrando o pote e ficando empoçada, o que pode acabar com o processo de semeadura ou recuperação da muda.

Exemplo de embalagem de Bolo de Rolo com uma sementeira dentro.

Como demonstração, irei mostrar um resultado pessoal desse processo.

Mudas de Alface germinadas em uma sementeira utilizando a estufinha de Embalagem de Bolo.

Na embalagem das sementes, era dito que a germinação desses Alfaces ocorrem entre 4 à 7 dias.
Utilizando esse processo, no terceiro dia após a semeadura todas as quatro células onde eu plantei os alfaces já haviam germinado!
Essa foto foi tirada no dia 07 de Julho, 3 dias depois delas germinarem, e já percebo um ótimo desenvolvimento visto a altura que elas estão.
Isso sem contar na proteção que a embalagem fornece, protegendo contra chuvas fortes, insetos, dentre outras coisas que poderiam detonar com as mudinhas.

Claro, há inúmeras outras embalagens de bolo por aí, com diferentes formatos e tamanhos, mas todas elas podem ser reutilizadas na forma de estufas.
Embalagens redondas grandes são muito boas para colocar várias sementeiras e vasinhos pequenos na parte de dentro. Já potinhos pequenos podem se tornar vasinhos para germinação individual, já com uma tampinha!
Há várias possibilidades, o que vale é a reciclagem e a criatividade.

Garrafas PET.


Eu sinceramente tenho muita raiva quando vejo alguém jogando uma garrafa de água pela janela do ônibus como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.

Garrafas são muito úteis e tem incontáveis maneiras de ser reutilizadas.
Você pode simplesmente encher uma garrafa de plástico novamente com água, ou outro líquido, e continuar reutilizando-a indefinidamente. Até por que elas são praticamente eternas em termo de decomposição.
A título de curiosidade: Sabia que o plástico demora mais de 400 fucking anos para se decompor?
Agora imagine quanto plástico há por aí, e quantos mais as pessoas insistem em espalhar pelo mundo...

Bom, se você tem garrafas de plástico sobrando em casa, por que não se livrar delas de forma ecológica?

Há várias formas de se aproveitar uma garrafa como um vaso. Aqui irei usar os métodos que tenho na minha hortinha.
Antes de tudo, corte-a ao meio.
Tais partes podem servir como uma "capa" para vasos, dependendo da relação de tamanho entre o vaso, a planta e a garrafa, ou reunir a garrafa e utilizar as duas partes como o vaso e a capa.
Aqui vai alguns exemplos:

Parte de baixo de uma garrafa pet sendo utilizada como tampa em um copinho.
Aqui há uma mudinha de Hortelã em desenvolvimento.

Parte de cima de uma garrafa pet sendo utilizada como a tampa de um vasinho.
Aqui há uma mudinha de Manjericão Roxo em desenvolvimento.

Uma garrafa inteira sendo utilizada como vaso-estufa.
Foram plantada sementes de Tomate aqui, que ainda estão germinando.

Assim como as embalagens de bolo, há várias garrafas de vários tamanhos e formas diferentes, mas você pode tentar várias em seu jardim.
Quanto maior a garrafa, mais ela pode suportar dentro de si. Logo, dependendo da planta, ela pode até viver por um bom período dentro da garrafa, o que pode ajudar à proteger de pragas se a planta estiver doente, por exemplo.

E aliás, trabalhar com garrafas pode ser muito engenhoso! Há por aí tutoriais mostrando fazer vasos auto-irrigáveis. Você pode unir uma coisa à outra e aderir uma estufa também!

---

Bom, esses foram apenas exemplos que eu uso, mas devem haver vários outros pela internet - ou você pode criar os seus próprios!

Não se esqueça de abrir suas estufinhas de vez em quando para renovar o ar e não restringir demais a planta. Assim como pulverizar um pouco de água também.

Esses métodos são ecológicos e baratos, além de ajudar muito as plantas.
Pra você ter ideia, eu consigo fazer mudas de hortelã muito mais facilmente agora, com essas estufas, que conseguia antes. Assim como consigo germinar muito mais assim.

O que acharam? Compartilhem essa postagem com outras pessoas também interessadas no mundo do jardim!
Você também pode compartilhar suas próprias ideias nos comentários! Vou adorar receber mais dicas!

Fiquem bem!
#PleaseRecycle
Ivson Gomes

Eu sou Ivson Gomes. Sou um jovem ainda decidindo como devo levar a vida. Muitos Hobbies e uma certa facilidade com tarefas criativas, mas pouca força de vontade e auto confiança. Digamos que eu seja um faz-tudo, mas com pouco combustível. Eu tô trabalhando nisso, no entanto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem