Sei que já faz algumas semanas que eu prometi fazer este post, e que, na verdade, ele deveria ser o segundo na lista. Mas eu acabei me atrapalhando com algumas coisas viciei em Stardew Valley mas, enfim.
Eu fiz uma postagem há algum tempo atrás sobre os novos jogos de Pokémon, Let's Go: Pikachu e Let's Go: Eevee, onde eu meio que detonava o jogo, dizendo que ele é um extremo caça níquel para a franquia Pokémon.
Bom, eu adoraria dizer que minha opinião mudou. E na verdade, mudou mesmo, mas não completamente.
Eu resolvi dar uma segunda chance para olhar para o jogo de novo, com um novo ponto de vista, e também de forma sensata.
Então, aqui está. Vamos à minha nova opinião sobre os jogos.
Primeiro de tudo, vamos pegar leve com o jogo com as minhas opiniões positivas para o jogo.
Nem tudo é um fosso quando se trata de LGPE.
As músicas, por exemplo se mostraram bem superiores às de Pokémon Sun e Moon! O que é ótimo! Isso mostra que a qualidade das músicas de Pokémon realmente é uma escada crescente!
Mesmo que as músicas sejam extremamente conhecidas, por serem Remasters e Remixes das da GEN I (na verdade todo o jogo é um re-remix da GEN I!) eles deram um jeito de dar um novo visual (ou... musical, neste caso) aos temas!
O tema de Viridian City, por exemplo... Deus, aqueles violinos que eles adicionaram acima da melodia principal foi simplesmente lindo!
Dos outros temas que eles lançaram como preview, não tenho nada diferente à acrescentar. Todos são lindos e eu adorei a forma que eles adicionaram novas melodias para os temas, para deixá-los com uma cara de novo.
Uma coisa que eu notei, é que eles estão usando bastante Violões, Violinos, assim como o naipe de cordas por inteiro.
Isso também é algo que eu gostei! Dá um feel particular e bonito para a OST.
Sinceramente, isso é algo que eu estou animado para ver no jogo.
Eu quero ver principalmente o tema da Rota 3. Ele me pareceu fantástico só pelos pedaços que eu ouvi!
Uma coisa muito legal também é a qualidade gráfica que eles deram.
Apesar de todo mundo ficar chibi DE NOVO, depois do grande avanço que eles vem dando desde SM, com modelos mais proporcionais e realistas, e de terem deixado os mapas das rotas todos quadradões, apesar de SM também ter mostrado que dava sim pra deixar os caminhos mais curvos.
Apesar de tudo isso, ainda sim, ficou bonito.
Apesar de tudo isso, ainda sim, ficou bonito.
O cenário, as cores, a iluminação e sombreamento... Tudo ficou tão bonito que realmente me dá vontade de jogar e explorar esse mundo com esta nova visão.
Se bem que, se você pegar os gráficos de SM e fizer aqueles upgrades HD que fazem com emuladores como o Citra, vamos ter praticamente o mesmo cenário que tem nestes novos jogos.
Ou seja: A GameFreak meio que já tinha esse poder gráfico, mas está explorando agora com esses jogos.
O que significa que: LGPE é apenas um "teste" para tudo que eles podem fazer no novo console. Pretty much this.

Se eles investiram bastante nisso em SM (exceto pela parte de expressão), eles agora mostraram realmente um ótimo trabalho nisso!
Sério, as pupilas dos personagens até dão tremidinhas! Como se você estivesse lendo, ou tenso, algo assim!
Aliás, voltando ao sombreamento, observem nessa imagem como eles fizeram ele tão caprichado!
As sombras são realistas, até no Overworld, com a sombra sendo uma projeção do modelo, não apenas uma pocinha transparente seguindo o personagem!
Oh, tem algo que, sinceramente, me animou pra caramba - antes de eu notar os defeitos do jogo, lógico.
Finalmente eles retornaram com a mecânica de Pokémon seguindo o treinador fora da Pokéball.
![]() |
Quem diria! O Venusaur corre dando pulinhos que nem um sapo! |
Já estava na hora!
Eles já tinham TUDO pronto pra isso! Eles podiam ter implementado a mecânica desde SM!
Eles já tinham TUDO pronto pra isso! Eles podiam ter implementado a mecânica desde SM!
Lembram que já existiam modelos dos Pokémon andando e correndo já dentro dos arquivos de SM? Eles estavam testando a mecânica, que, na verdade, poderia muito bem ser colocada dentro de USUM. Mas eles não o fizeram.
Enfim. Você pode correr por Kanto com praticamente todos os Pokémon... disponíveis no jogo. Falaremos disso mais tarde.
Os modelos dos Pokémon agora estão em proporções realistas!
Pois é, tanto em batalhas quanto em overworld, os Pokémon agora tem seus tamanhos em suas devidas proporções.
Um Onix, por exemplo, demonstra sua altura. Tanto dentro quanto fora das batalhas, com você até podendo usá-lo de montaria!
Also, também temos a aparição de personagens que aparecem no Anime, como a Oficial Jenny e o Rocket Trio (Jessie, James e Meowth).
Isso pode até ser um fanservice, mas é um bom fanservice!
Eu também gostei do novo estilo dos personagens, assim como o Artwork que eles estão usando para promover o jogo.
E ainda! Há coisas que parecem bem divertidas nesse meio todo!
O sistema de Co-op é uma coisa muito bem adicionada! Imagina você jogando o jogo perto de seu amigo, que tá morrendo de vontade de jogar também? Por que não simplesmente dividir o jogo com ele e jogar junto? Parece ótimo!
Melhor ainda é se pudéssemos fazer isso com saves diferentes! Tipo, cada um com seu jogo, mas compartilhando a mesma "tela", digamos.
Que nem no online e wireless atual, só que além de batalhas e trocas, você realmente podendo explorar o mundo Pokémon com seus amigos.
E eu adoraria explorar um mundo Pokémon tão vivo quanto esse parece ser! Você agora pode ver os Pokémon andando nos matinhos!
Fica muito mais fácil para poder escapar deles ou encontrar justamente o Pokémon que você quer tanto encontrar!
Also, a feature de usar os sensores do Joy-con para lançar as Pokéballs é uma dinâmica muito legal! Eu me divertiria usando.
Mas...
Aí já chegamos nos pontos ruins do jogo.
A feature em si é legal.
Porém, retirar as batalhas de Pokémon Selvagens para adicionar o mesmo sistema de captura falho que é o do GO é uma opção extremamente pretensiosa.
Primeiro que isso transforma o jogo em uma literal Zona do Safari. E todos sabemos como é difícil capturar qualquer coisa naquele lugar.
Se a ideia era transformar a coisa mais casual e apresentar a franquia ao pessoal do GO, isso foi uma péssima manobra.
Tipo, Pokémon sempre teve essa estratégia de captura com um toque de estratégia.
Enfraquecer o Pokémon, usar algum movimento de status, e até mesmo itens à seu favor! Fora os diferentes tipos de Pokéballs que tínhamos acesso para facilitar a nossa captura, ou dar efeitos após isso.
Mudar isso pra depois mudar de novo em próximos jogos (Deus, por favor, que eles mudem de volta) só vai confundir mais as pessoas novas!
Also, vamos ao que, não só eu, como grande parte de toda a fanbase reclama:
Kanto.
Por que
Kanto
DE NOVO?
Já tivemos Kanto por, literalmente, 4 gerações SEGUIDAS!
E ainda tivemos citações à essa região cuê em todas as gerações! Umas tão estúpidas que dá dó!
Em XY, a Floresta de Santalune é literalmente o mapa da Floresta de Viridian em 3D.
Inclusive, não me admira se eles reusarem esse mapa 3D no "novo" jogo, e apenas upgradeá-lo.
Como vimos pouco do mapa no ingames até agora é difícil dizer.
Aliás, você simplesmente ganhava os iniciais de Kanto DE GRAÇA no jogo! Sem motivo algum!
Em SM, tivemos as Alolan Forms APENAS para Pokémon de Kanto.
Não me levem à mal, eu adorei as Alola Forms, e, aliás, acho até que elas consertaram alguns Pokémon de Kanto.
Achei o máximo o que fizeram com o Alolan Muk e Sandslash, por exemplo.
Mas, não custava nada eles adicionarem pelo menos um Pokémon de outras regiões!
E isso com Kanto sendo citada de novo e de novo e de novo. Isso cansa!
A região acabou deixando os fãs saturados!
Só que isso seria o de menos se eles, pelo menos, mostrassem Kanto de uma forma decente.
Não, não me refiro à gráficos nem nada.
Mas sim ao fato deles apenas liberarem os 151 primeiros para capturar.
Sério.
Temos mais de 800 Pokémon para capturar, uma mecânica que os fãs estavam rezando à todos os deuses para que retornasse, e eles tem a coragem e capacidade de apenas liberar os 151 primeiros para serem capturados.
Não, não tem pós game. Simplesmente não vão capturar e 'cabou-se.
Isso é um completo descaso da parte da GameFreak.
Como eu disse, se pelo menos retornássemos à Kanto com a capacidade de capturar todos os Pokémon, eu não estaria aqui para reclamar. Mas eles resolveram fazer fanservice para Genwunner e esqueceram que até no GO eles atualizaram para as gerações mais próximas das atuais.
No máximo, eles deixarão você transferir Alolan Forms, e nem de jogos anteriores é!
É só pela portabilidade do GO, que aliás, é até legal, é uma boa eles investirem nesses tipos de transferência se eles são o público alvo que querem atrair.
Mas APENAS esse jogo?...
Aliás, falando nisso, deixem-me dar uma opinião sincera encima de algo que acho extremamente desnecessário: O Handhold.
Pokémon sempre foi um jogo muito intuitivo e, muitas vezes, alto-explicativo. Você, no máximo, ficava preso em alguns lugares por pular diálogo, quando não entende inglês. Mas fora isso, é sempre foi muito fácil de se jogar.
Com o tempo, o Handhold veio crescendo nos jogos Pokémon. As pessoas reclamam disso desde XY.
A explicação que deram sobre isso foi bem vaga: "Blablabla, crianças japonesas não tem mais tempo, blablabla, querem jogos mais rápido e tal..."
Beleza. Mas quando é que eles vão parar de olhar apenas para o Japão e ver como Pokémon afeta e é afetado pelo resto do mundo?
Fora que, se eu jogo um jogo, eu quero ter a emoção de jogar, de ter me empenhado para zerá-lo. Passe um mês, passe um ano. Desde que eu me divirta, tá show.
Eu lembro de ter me segurado para não rushar demais em minhas jogatinas em Sun e Ultra Sun.
Não me levem à mal, eu adorei esses jogos! Mas, infelizmente, eles as vezes acabaram sendo bem corridos.
Pokémon sempre foi casual. Não havia necessidade alguma em deixá-lo praticamente um filminho educativo jogável para torná-lo mais casual ainda.
Só para vocês terem uma ideia, nos ginásios, você é barrado de lutar contra o líder até que você atenda alguns requisitos.
Não. Não é nada de "ter mais de uma insígnia para batalhar" ou coisa assim.
Você é barrado de entrar no ginásio do Brock até você ter um Pokémon de Água ou Grama na sua Party.
Exatamente.
Se já não bastasse seu Pokémon inicial agora aprender um ataque forte (double kick) contra o tipo Pedra, você é obrigado agora à mostrar para o carinha da entrada do ginásio que você tem um Pokémon forte contra o líder!
O que é isso? Não se têm mais confiança nos treinadores hoje em dia?
Esse não era um lugar para se testar as habilidades?
Qual é? Achei que as crianças de hoje em dia fossem mais espertas que isso!
Se é que esse jogo é para elas!
E não é só isso. No Ginásio da Misty, eu ouvi falar que você só entra com algum Pokémon no nível 20 ou mais.
Não seria nada mal uma regra como essa... SE O POKÉMON MAIS FORTE DELA NÃO FOSSE DO NÍVEL 19!
OK, EU JÁ SEI ANDAR COM MEUS PÉS, PODE LARGAR MINHAS MÃOS AGORA??
E o cúmulo foi quando eu vi isso.
Este, meus caros, é o Ginásio do Surge.
Nada muito diferente dos Originais, continua o mesmo... Está bem modelado, inclusive...
EXCETO QUE O JOGO LITERALMENTE MOSTRA QUAIS AS LIXEIRAS QUE VOCÊ TEM QUE CLICAR PARA DESATIVAR O PUZZLE!
Lógico, ainda não foi mostrado o Puzzle direito, e as cores podem não ter muito à ver com resolver o puzzle mais facilmente - talvez até compliquem!
MAS O QUE EU VOU IMAGINAR QUANDO ELAS SÃO DIFERENTES DAS DEMAIS, LITERALMENTE SE DESTACANDO?
Sinceramente, isso me envergonha.
O que virá à seguir? O Ginásio da Sabrina ser apenas um teleporte pra chegar na frente dela?
O Ginásio do Blue/Giovanni (eu espero que seja o Blue, btw) ter apenas um daqueles tiles de movimento, com uma ida direta pra frente do líder?
Qual é a graça dos Ginásios terem Puzzles então?
Eles querem apresentar à franquia à quem chega agora desse jeito? Praticamente jogando pra pessoa?
Como alguém vai se atrair pela franquia dessa forma?
Como eu disse, talvez o público alvo não sejam as crianças.
Eu ouvi de uma pessoa que ele acredita que esse jogo é para os adultos, casuais que nunca jogaram Pokémon antes e/ou estão acostumados com o GO.
Bem, apesar de fazer um mínimo sentido em minha cabeça, de novo, essa é uma jogada que mandará a bola para a direção errada.
Eu, como adulto que sou, se entrasse numa franquia agora e ela começasse à segurar minha mão pra me ensinar a jogar o tempo todo, eu me sentiria irritado e desistiria do jogo.
Certo que alguns adultos são estúpidos, mas facilitar tudo pra eles é um exagero!
E quanto aos adultos que JÁ conhecem os jogos? Ou os que sempre acompanharam Pokémon antes, e sabiam como Pokémon era pelo anime?
"Espere, eu não deveria enfraquecer um Pokémon pra capturar?"
Eu provavelmente diria isso se fosse um Anime-only fã que começasse pelo GO.
Voltando pra público alvo, crianças são intuitivas e curiosas, e inclusive, muito espertas, principalmente pela época em que elas nasceram, com todo esse acesso à informação disponível!
Claro, não devemos dar um jato pra elas e esperar que elas pilotem como um às da aviação, mas simplesmente não deixar a criança jogar e aprender por ela mesma é uma má ideia!
Quanta subestimação!
Aliás, Pokémon já possui suas próprias fórmulas, que funcionam perfeitamente como são.
Mudar só pra tentar chamar a atenção não é uma jogada muito interessante de se fazer.
As pessoas que, supostamente, iniciariam com o LGPE pensariam que a franquia seria de forma X, quando ela na verdade é completamente diferente.
Como, no caso, com a captura com os Pokémon Selvagens.
Pra quê implementar o sistema de CP pra chamar atenção, quando você vai (por favor) retirá-lo no próximo jogo?
Então essa facilitação toda não é bom para adultos, nem para crianças... Engraçado né?
O mais engraçado disso tudo é que justamente por essas coisas que o jogo está caindo em suas pré-vendas.
O jogo nem sequer chega no top 50 dos pedidos antecipados na Amazon JP e US!
E olhe que Pokémon sempre foi uma franquia aclamada, e pré-vendas sempre eram bem altas!
Também, algumas reclamações em toques mínimos, mas que fazem toda a diferença.
Primeiro de tudo.
Só eu que notei que todas as cenas mostradas até agora no jogo... Estão de dia?
Seria isso o retorno da "Primavera Ensolarada" que os jogos eram antigamente? ISSO É SÉRIO?
Outra.
O Mega Blastoise seriamente tem que continuar spawnando a água de sua testa ao invés de usar a bazuca gigante nas suas costas?
Tipo, os ataques estão bem bonitos e detalhados, mas qual a dificuldade de fazer uma animação onde o ataque literalmente sai por onde tem que sair?
Como o Flamethrower do Incineroar, por exemplo. Faz todo sentido que a rajada de fogo saia de seu, uh, cinto de fogo.
Mas o Blastoise, que tem dois canhões, plus, um mega canhão nas costas e outros dois em seus braços na sua forma Mega, continua lançando a água de sua boca, na melhor das ocasiões.
Há outros spin offs, como Pokémon Conquest, creio eu, onde os Pokémon tem suas próprias animações para seus ataques!
Ou seja, a água saía SIM pelos canhões do Blastoise!
Tipo, não é muito difícil de se fazer!
No caso do Mega, é só colocar o ataque saindo de mais pra cima, e no caso do Blastoise normal, só por uma animação dele usando só um canhão, talvez...?
É fácil! A GameFreak só não resolveu isso ainda por preguiça.
É exatamente o que esse jogo é. Um grande saco de preguiça.
Eu consigo ver potencial nele, com dinâmicas e features que poderiam sim tornar um jogo legal, apesar de tudo.
Mas que são ofuscadas pelas falhas e descuido que tiveram na hora de montar o jogo.
Foi um desperdício de recursos.
E aliás, uma forma bem sacana de conseguir dinheiro!
Todos sabemos que Pokémon sempre lançou em versões pareadas.
Dizem os criadores que é pra aproximar as pessoas, e fazê-las interagirem para trocar, e tal.
Mas fora isso, não há muita diferenças de uma versão pra outra. Geralmente a diferença é o Lendário, alguns eventos no jogo, os Pokémon que aparecem nas rotas...
Mas então.
Neste jogo de agora, a única diferença até agora é o Inicial, que poderia ser muito bem decidido antes do jogo iniciar, com uma pergunta, por exemplo, e alguns Pokémon que aparecem só em uma versão.
E eles querem vender essa coisa como versões pareadas? REALLY?
Sendo que literalmente a única coisa que muda são os iniciais e uns bichinhos no jogo?
O que custa lançar um jogo só?
Afinal, é só um Spin Off!
Bem, não é o que diz a Bulbapédia.
Lá, o jogo é considerado Core Series da Gen VII. Oh well.
E os defeitos continuam.
Sem interação online gratuita (você tem que pagar pra acessar. Isso mesmo.), assim como não possuir mais GTS, Wonder Trade ou Battle Spot...
Provavelmente os HMs retornaram...
E o alto preço por um jogo desinteressante e preguiçoso.
Como opinião final, eu tenho esse jogo como um jogo que tinha potencial, mas esse potencial foi estragado.
Apesar de ser uma repetição de Kanto, ele podia sim se mostrar como um jogo bom, e dar à Kanto um novo visual e valor, até pra quem não gosta dessa região. Mas eles falharam em fazê-lo.
Eu nem posso dar uma de isentão e dizer "mas ainda não joguei pra saber se é ruim mesmo", pois tudo que já foi mostrado já deixa claro que o jogo não será grande coisa.
E eu também não posso jogar, mesmo assim, pois um Switch, aqui no Brasil, é o preço de um Rim. Imagina o jogo então.
Eu bem disse que a franquia migrar pro Switch não seria uma boa ideia.
Ainda assim, tenho esperanças na Gen VIII. Talvez eles aprendam a lição, o que é bem difícil da parte da GameFreak.
Mas é isso.
Se vocês concordam ou discordam da minha opinião, sintam-se livres para escrever nos comentários.
Até a próxima! See ya!

Isso pode até ser um fanservice, mas é um bom fanservice!
Eu também gostei do novo estilo dos personagens, assim como o Artwork que eles estão usando para promover o jogo.
E ainda! Há coisas que parecem bem divertidas nesse meio todo!
O sistema de Co-op é uma coisa muito bem adicionada! Imagina você jogando o jogo perto de seu amigo, que tá morrendo de vontade de jogar também? Por que não simplesmente dividir o jogo com ele e jogar junto? Parece ótimo!
Melhor ainda é se pudéssemos fazer isso com saves diferentes! Tipo, cada um com seu jogo, mas compartilhando a mesma "tela", digamos.
Que nem no online e wireless atual, só que além de batalhas e trocas, você realmente podendo explorar o mundo Pokémon com seus amigos.
E eu adoraria explorar um mundo Pokémon tão vivo quanto esse parece ser! Você agora pode ver os Pokémon andando nos matinhos!
Fica muito mais fácil para poder escapar deles ou encontrar justamente o Pokémon que você quer tanto encontrar!
Also, a feature de usar os sensores do Joy-con para lançar as Pokéballs é uma dinâmica muito legal! Eu me divertiria usando.
Mas...
Aí já chegamos nos pontos ruins do jogo.
A feature em si é legal.
Porém, retirar as batalhas de Pokémon Selvagens para adicionar o mesmo sistema de captura falho que é o do GO é uma opção extremamente pretensiosa.
Primeiro que isso transforma o jogo em uma literal Zona do Safari. E todos sabemos como é difícil capturar qualquer coisa naquele lugar.
Se a ideia era transformar a coisa mais casual e apresentar a franquia ao pessoal do GO, isso foi uma péssima manobra.
Tipo, Pokémon sempre teve essa estratégia de captura com um toque de estratégia.
Enfraquecer o Pokémon, usar algum movimento de status, e até mesmo itens à seu favor! Fora os diferentes tipos de Pokéballs que tínhamos acesso para facilitar a nossa captura, ou dar efeitos após isso.
Mudar isso pra depois mudar de novo em próximos jogos (Deus, por favor, que eles mudem de volta) só vai confundir mais as pessoas novas!
Also, vamos ao que, não só eu, como grande parte de toda a fanbase reclama:
Kanto.
Por que
Kanto
DE NOVO?
Já tivemos Kanto por, literalmente, 4 gerações SEGUIDAS!
E ainda tivemos citações à essa região cuê em todas as gerações! Umas tão estúpidas que dá dó!
Em XY, a Floresta de Santalune é literalmente o mapa da Floresta de Viridian em 3D.
Inclusive, não me admira se eles reusarem esse mapa 3D no "novo" jogo, e apenas upgradeá-lo.
Como vimos pouco do mapa no ingames até agora é difícil dizer.
Aliás, você simplesmente ganhava os iniciais de Kanto DE GRAÇA no jogo! Sem motivo algum!
![]() |
A infame "referência". |
Em SM, tivemos as Alolan Forms APENAS para Pokémon de Kanto.
Não me levem à mal, eu adorei as Alola Forms, e, aliás, acho até que elas consertaram alguns Pokémon de Kanto.
Achei o máximo o que fizeram com o Alolan Muk e Sandslash, por exemplo.
Mas, não custava nada eles adicionarem pelo menos um Pokémon de outras regiões!
E isso com Kanto sendo citada de novo e de novo e de novo. Isso cansa!
A região acabou deixando os fãs saturados!
Só que isso seria o de menos se eles, pelo menos, mostrassem Kanto de uma forma decente.
Não, não me refiro à gráficos nem nada.
Mas sim ao fato deles apenas liberarem os 151 primeiros para capturar.
Sério.
Temos mais de 800 Pokémon para capturar, uma mecânica que os fãs estavam rezando à todos os deuses para que retornasse, e eles tem a coragem e capacidade de apenas liberar os 151 primeiros para serem capturados.
Não, não tem pós game. Simplesmente não vão capturar e 'cabou-se.
Isso é um completo descaso da parte da GameFreak.
Como eu disse, se pelo menos retornássemos à Kanto com a capacidade de capturar todos os Pokémon, eu não estaria aqui para reclamar. Mas eles resolveram fazer fanservice para Genwunner e esqueceram que até no GO eles atualizaram para as gerações mais próximas das atuais.
No máximo, eles deixarão você transferir Alolan Forms, e nem de jogos anteriores é!
É só pela portabilidade do GO, que aliás, é até legal, é uma boa eles investirem nesses tipos de transferência se eles são o público alvo que querem atrair.
Mas APENAS esse jogo?...
Aliás, falando nisso, deixem-me dar uma opinião sincera encima de algo que acho extremamente desnecessário: O Handhold.
Pokémon sempre foi um jogo muito intuitivo e, muitas vezes, alto-explicativo. Você, no máximo, ficava preso em alguns lugares por pular diálogo, quando não entende inglês. Mas fora isso, é sempre foi muito fácil de se jogar.
Com o tempo, o Handhold veio crescendo nos jogos Pokémon. As pessoas reclamam disso desde XY.
A explicação que deram sobre isso foi bem vaga: "Blablabla, crianças japonesas não tem mais tempo, blablabla, querem jogos mais rápido e tal..."
Beleza. Mas quando é que eles vão parar de olhar apenas para o Japão e ver como Pokémon afeta e é afetado pelo resto do mundo?
Fora que, se eu jogo um jogo, eu quero ter a emoção de jogar, de ter me empenhado para zerá-lo. Passe um mês, passe um ano. Desde que eu me divirta, tá show.
Eu lembro de ter me segurado para não rushar demais em minhas jogatinas em Sun e Ultra Sun.
Não me levem à mal, eu adorei esses jogos! Mas, infelizmente, eles as vezes acabaram sendo bem corridos.
Pokémon sempre foi casual. Não havia necessidade alguma em deixá-lo praticamente um filminho educativo jogável para torná-lo mais casual ainda.
Só para vocês terem uma ideia, nos ginásios, você é barrado de lutar contra o líder até que você atenda alguns requisitos.
Não. Não é nada de "ter mais de uma insígnia para batalhar" ou coisa assim.

Exatamente.
Se já não bastasse seu Pokémon inicial agora aprender um ataque forte (double kick) contra o tipo Pedra, você é obrigado agora à mostrar para o carinha da entrada do ginásio que você tem um Pokémon forte contra o líder!
O que é isso? Não se têm mais confiança nos treinadores hoje em dia?
Esse não era um lugar para se testar as habilidades?
Qual é? Achei que as crianças de hoje em dia fossem mais espertas que isso!
Se é que esse jogo é para elas!
E não é só isso. No Ginásio da Misty, eu ouvi falar que você só entra com algum Pokémon no nível 20 ou mais.
Não seria nada mal uma regra como essa... SE O POKÉMON MAIS FORTE DELA NÃO FOSSE DO NÍVEL 19!
OK, EU JÁ SEI ANDAR COM MEUS PÉS, PODE LARGAR MINHAS MÃOS AGORA??
E o cúmulo foi quando eu vi isso.
Este, meus caros, é o Ginásio do Surge.
Nada muito diferente dos Originais, continua o mesmo... Está bem modelado, inclusive...
EXCETO QUE O JOGO LITERALMENTE MOSTRA QUAIS AS LIXEIRAS QUE VOCÊ TEM QUE CLICAR PARA DESATIVAR O PUZZLE!
Lógico, ainda não foi mostrado o Puzzle direito, e as cores podem não ter muito à ver com resolver o puzzle mais facilmente - talvez até compliquem!
MAS O QUE EU VOU IMAGINAR QUANDO ELAS SÃO DIFERENTES DAS DEMAIS, LITERALMENTE SE DESTACANDO?
Sinceramente, isso me envergonha.
O que virá à seguir? O Ginásio da Sabrina ser apenas um teleporte pra chegar na frente dela?
O Ginásio do Blue/Giovanni (eu espero que seja o Blue, btw) ter apenas um daqueles tiles de movimento, com uma ida direta pra frente do líder?
Qual é a graça dos Ginásios terem Puzzles então?
Eles querem apresentar à franquia à quem chega agora desse jeito? Praticamente jogando pra pessoa?
Como alguém vai se atrair pela franquia dessa forma?
Como eu disse, talvez o público alvo não sejam as crianças.
Eu ouvi de uma pessoa que ele acredita que esse jogo é para os adultos, casuais que nunca jogaram Pokémon antes e/ou estão acostumados com o GO.
Bem, apesar de fazer um mínimo sentido em minha cabeça, de novo, essa é uma jogada que mandará a bola para a direção errada.
Eu, como adulto que sou, se entrasse numa franquia agora e ela começasse à segurar minha mão pra me ensinar a jogar o tempo todo, eu me sentiria irritado e desistiria do jogo.
Certo que alguns adultos são estúpidos, mas facilitar tudo pra eles é um exagero!
E quanto aos adultos que JÁ conhecem os jogos? Ou os que sempre acompanharam Pokémon antes, e sabiam como Pokémon era pelo anime?
"Espere, eu não deveria enfraquecer um Pokémon pra capturar?"
Eu provavelmente diria isso se fosse um Anime-only fã que começasse pelo GO.
Voltando pra público alvo, crianças são intuitivas e curiosas, e inclusive, muito espertas, principalmente pela época em que elas nasceram, com todo esse acesso à informação disponível!
Claro, não devemos dar um jato pra elas e esperar que elas pilotem como um às da aviação, mas simplesmente não deixar a criança jogar e aprender por ela mesma é uma má ideia!
Quanta subestimação!
Aliás, Pokémon já possui suas próprias fórmulas, que funcionam perfeitamente como são.
Mudar só pra tentar chamar a atenção não é uma jogada muito interessante de se fazer.
As pessoas que, supostamente, iniciariam com o LGPE pensariam que a franquia seria de forma X, quando ela na verdade é completamente diferente.
Como, no caso, com a captura com os Pokémon Selvagens.
Pra quê implementar o sistema de CP pra chamar atenção, quando você vai (por favor) retirá-lo no próximo jogo?
Então essa facilitação toda não é bom para adultos, nem para crianças... Engraçado né?
O mais engraçado disso tudo é que justamente por essas coisas que o jogo está caindo em suas pré-vendas.
O jogo nem sequer chega no top 50 dos pedidos antecipados na Amazon JP e US!
E olhe que Pokémon sempre foi uma franquia aclamada, e pré-vendas sempre eram bem altas!
Também, algumas reclamações em toques mínimos, mas que fazem toda a diferença.
Primeiro de tudo.
Só eu que notei que todas as cenas mostradas até agora no jogo... Estão de dia?
Seria isso o retorno da "Primavera Ensolarada" que os jogos eram antigamente? ISSO É SÉRIO?
Outra.
O Mega Blastoise seriamente tem que continuar spawnando a água de sua testa ao invés de usar a bazuca gigante nas suas costas?
Tipo, os ataques estão bem bonitos e detalhados, mas qual a dificuldade de fazer uma animação onde o ataque literalmente sai por onde tem que sair?
Como o Flamethrower do Incineroar, por exemplo. Faz todo sentido que a rajada de fogo saia de seu, uh, cinto de fogo.
Mas o Blastoise, que tem dois canhões, plus, um mega canhão nas costas e outros dois em seus braços na sua forma Mega, continua lançando a água de sua boca, na melhor das ocasiões.
Há outros spin offs, como Pokémon Conquest, creio eu, onde os Pokémon tem suas próprias animações para seus ataques!
Ou seja, a água saía SIM pelos canhões do Blastoise!
Tipo, não é muito difícil de se fazer!
No caso do Mega, é só colocar o ataque saindo de mais pra cima, e no caso do Blastoise normal, só por uma animação dele usando só um canhão, talvez...?
É fácil! A GameFreak só não resolveu isso ainda por preguiça.
É exatamente o que esse jogo é. Um grande saco de preguiça.
Eu consigo ver potencial nele, com dinâmicas e features que poderiam sim tornar um jogo legal, apesar de tudo.
Mas que são ofuscadas pelas falhas e descuido que tiveram na hora de montar o jogo.
Foi um desperdício de recursos.
E aliás, uma forma bem sacana de conseguir dinheiro!
Todos sabemos que Pokémon sempre lançou em versões pareadas.
Dizem os criadores que é pra aproximar as pessoas, e fazê-las interagirem para trocar, e tal.
Mas fora isso, não há muita diferenças de uma versão pra outra. Geralmente a diferença é o Lendário, alguns eventos no jogo, os Pokémon que aparecem nas rotas...
Mas então.
Neste jogo de agora, a única diferença até agora é o Inicial, que poderia ser muito bem decidido antes do jogo iniciar, com uma pergunta, por exemplo, e alguns Pokémon que aparecem só em uma versão.
E eles querem vender essa coisa como versões pareadas? REALLY?
Sendo que literalmente a única coisa que muda são os iniciais e uns bichinhos no jogo?
O que custa lançar um jogo só?
Afinal, é só um Spin Off!
Bem, não é o que diz a Bulbapédia.
Lá, o jogo é considerado Core Series da Gen VII. Oh well.
E os defeitos continuam.
Sem interação online gratuita (você tem que pagar pra acessar. Isso mesmo.), assim como não possuir mais GTS, Wonder Trade ou Battle Spot...
Provavelmente os HMs retornaram...
E o alto preço por um jogo desinteressante e preguiçoso.
Como opinião final, eu tenho esse jogo como um jogo que tinha potencial, mas esse potencial foi estragado.
Apesar de ser uma repetição de Kanto, ele podia sim se mostrar como um jogo bom, e dar à Kanto um novo visual e valor, até pra quem não gosta dessa região. Mas eles falharam em fazê-lo.
Eu nem posso dar uma de isentão e dizer "mas ainda não joguei pra saber se é ruim mesmo", pois tudo que já foi mostrado já deixa claro que o jogo não será grande coisa.
E eu também não posso jogar, mesmo assim, pois um Switch, aqui no Brasil, é o preço de um Rim. Imagina o jogo então.
Ainda assim, tenho esperanças na Gen VIII. Talvez eles aprendam a lição, o que é bem difícil da parte da GameFreak.
Mas é isso.
Se vocês concordam ou discordam da minha opinião, sintam-se livres para escrever nos comentários.
Até a próxima! See ya!