RetroMini, o Portátil de emulação de GBA - Vale a Pena?

Hey, pessoal! Como vão?

Hoje venho aqui com uma postagem de recomendação para os amantes de jogos antigos - ainda mais dos famosos portáteis GameBoy, GameBoy Color e GameBoy Advance.

Todos sabemos que existem vários emuladores na Internet, para as demais plataformas.
O porém é que nem todo mundo curte tomar espaço na memória do Celular, por exemplo, para poder emular seus jogos favoritos.
E ainda tem o fato de que: Não é a mesma coisa de possuir um console próprio para jogar - e a coisa intensifica se você já possuiu o console antes.

Só que aí temos o seguinte: Hoje em dia, um GBA bem conservado, por exemplo, é um tanto caro, e ainda tem os custos extras de compra de outros cartuchos para jogar, fora o fato de ter que gastar dinheiro com pilhas, já que é assim que o mesmo funciona.
Also, sendo uma plataforma ultrapassada, a manutenção do produto torna-se um pouco cara e pouco acessível.

Então, como resolvemos isso?
Vocês já devem saber que no mundo do mercado há muitos produtos falsificados, os famosos Fakes e Bootlegs. Eles são bem mais baratos do que os reais, porém, muitas vezes, são uma grande porcaria, que não tem nem como comparar. Um exemplo disso é o infame Polystation.
Mas, nem tudo é tão ruim assim. Há muitos Bootlegs que se mostram tão bons quanto seus, digamos, "colegas de origem".
E o que eu quero mostrar hoje é justamente um exemplo de um Fake de GBA que é tido como um dos melhores até então: O RetroMini.


O RetroMini é um pequeno portátil que faz emulação não só de jogos de GBA, como ele é programado inicialmente para fazer, como também emula jogos de GameBoy e GameBoy Color (você terá que fazer um processo para que as ROMs funcionem, no entanto), NES e até mesmo SNES - porém, não é recomendado utilizar jogos desta plataforma por causa da falta de botões e da possível dificuldade de emulação que o portátil possa ter.

Com uma tela de apenas 2 polegadas, ele cabe na palma da mão.
Ele tem quase o mesmo tamanho e peso de um celular, e cabe perfeitamente num bolso, então você realmente pode levá-lo para onde quiser.
Apesar da tela pequena, jogos de GBA funcionam perfeitamente no console, sem nenhuma queda na resolução ou coisa assim.
O seu design Retro resgata o design do GameBoy Clássico, com a adição dos botões de ombro (L e R) na parte de trás, aonde originalmente ficaria a entrada para cartuchos.
E não se preocupe em ficar desconfortável em utilizar os botões. Eles são confortáveis de se jogar, embora pessoas com mãos grandes tenham demonstrado desconforto em usar os botões L e R - coisa que eu não senti.
Outra coisa que é boa nele é que a bateria dele é como aquelas de celular, então não há a necessidade de gastar com pilhas - apenas conecte-o a uma tomada e deixe-o recarregar.

Aliás, como já se deve saber, não, ele não aceita cartuchos, mas você pode sim adicionar mais jogos utilizando um cartão de memória.
Há também já incluídos 40 jogos na memória do console, e alguns deles são jogos conhecidos e muito bons, como Pokémon Emerald, Super Mario, River City Ransom EX, etc.

Mas, claro, nem tudo são flores.
O portátil tem sim alguns falhas.
Uma das que senti é uma ligeira queda de frames em alguns jogos, o que, pra mim, não me chateou, já que é muito sutil e eu pessoalmente estou acostumado à lags muito maiores que isso.
Agora, se você é um GAMER e não aceita uma queda de FPS, por mais mínima que seja, então fique longe desse console e compra algo da Razer pra você.
Also, uma coisa que me deixou um tanto bolado é a falta de aviso da bateria quando o mesmo está descarregando. A luz que mostra que o aparelho está ligado não muda de cor ou pisca e nem aparece mensagem alguma. O máximo que ocorre é a tela dar algumas piscadas antes do console descarregar.
Mas não se preocupe, a bateria não descarrega tão rápido, e você pode jogar por horas com ele sem que ele descarregue!

Mas, bem, nosso portátil também faz mais coisas que apenas jogar!
Ele também tem funções para permitir você escutar Músicas - o que também o torna um MP3, apesar de não ter função de rádio, o que é não é nem ruim nem bom -, ver fotos e vídeos - apesar de não possuir uma câmera para que tais funções façam mais sentido -, e ler Ebooks - apesar que eu não tenho certeza que alguém iria querer ler um Ebook nessa telinha.
De qualquer maneira, a função de MP3 deu um toque a mais para esse portátil, o tornando um belo quebra galho.
Apesar de tudo, eu sinto falta de uma função de relógio nele - inclusive, não sei se isso aconteceu com todos, mas o relógio no meu Pokémon Emerald não está funcionando, o que é um provável defeito da própria emulação. Mas, eu não reclamo muito, já que todo o resto funciona normalmente.

A todo modo, o RetroMini foi uma ótima adição que eu fiz.
Ele é um ótimo portátil e recomendável para todos.
Se você está comprando pra seu filho, irmão, sobrinho, ou pra você mesmo, então não se preocupe, que essa é uma boa escolha, com um bom custo-benefício.
Claro, como eu disse, o portátil tem sim algumas falhas, mas, em comparação com outros que há por aí, é um dos melhores que há.

Então, pessoal, gostaram dessa review?
Tem alguma opinião para completar? Deixe um nos comentários.
Farei mais algumas postagens sobre esse portátil mais para frente.
É isso. Até mais! See ya!

Ivson Gomes

Eu sou Ivson Gomes. Sou um jovem ainda decidindo como devo levar a vida. Muitos Hobbies e uma certa facilidade com tarefas criativas, mas pouca força de vontade e auto confiança. Digamos que eu seja um faz-tudo, mas com pouco combustível. Eu tô trabalhando nisso, no entanto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem