Dê uma chance ao Introvertido

"Você deve ser legal nas festas..."


Antes de mais nada, me desculpem pelo descaso com o blog. Acabei esquecendo dele.
Enfim.
Como havia decidido no meu Twitter, minha próxima postagem seria um daqueles "devaneios" meus. E nisso eu fiquei estacionado refletindo sobre que assunto postar... Até que me veio a ideia de postar sobre Introversão.

Eu fui numa festa esse Fim de Semana para comemorar o São João, e acabou que eu tive uma reflexão sobre meu Auto Isolamento
Eu estava no meio de amigos, pessoas que conheço e gosto, mas, por algum motivo, eu não estava à vontade, e, por mais que as pessoas me chamassem para participar da festa mais ativamente, o que eu mais queria era ficar sozinho. 
A parte mais confusa disso? É que eu não queria de fato ficar sozinho. Eu queria conversar. Eu queria dançar. Mas não conseguia. Eu sentia algum tipo de medo, de prisão, receio, vergonha, dúvida... 
Mas por que?
Eu não entendia. Assim como ninguém também entendia.

E essa introversão perdurou.
Até que, no dia seguinte, alguns de nós nos juntamos e começamos à brincar com uma bola.
Eu fiquei brincando com o povo até certa hora. Alguns entraram na brincadeira, outros saíram, mas, no fim, eu comecei à me sentir melhor, à me sentir incluso, à participar, à me soltar.
Era como se eu finalmente tivesse entrado em sintonia com meus amigos.

Por que estou dizendo essas coisas pessoais?
Bem. Se você está aqui, provavelmente você quer ajudar um amigo Introvertido, ou é O PRÓPRIO introvertido buscando ajuda.

E a lição principal que quero deixar aqui é:

Não cobre.

Exato. Não cobre do introvertido. Seja ele você ou outra pessoa. Dê tempo à ele. Ele se soltará assim que se sentir confortável.

Se você sempre vê aquele seu amigo calado, sentado num canto da festa, e quer que ele participe, não o chame de longe, ou pegando ele pelo braço, arrastando pra dançar ou entrar em uma brincadeira.
Seja mais sutil e gentil.
Sente ao lado dele e inicie uma conversa. Ofereça-se para ajudá-lo à entrar na dança, brincadeira, conversa, ou qualquer coisa.
Claro, ele irá negar. E dependendo, pode até ser rude.
Mas não se engane. Muitas vezes, dentro dele tem alguém ferido que quer fazer tudo que um extrovertido faz, mas não consegue por N fatores, sentimentos e pensamentos.
Eu sei disso por que eu sinto isso. O tempo todo.

O importante é que você entenda que um Introvertido não é nem um coitadinho da vida que precisa de toda a atenção, nem um fresco que tá se isolando por se achar bom/ruim de mais ou sei lá quais outros pensamentos extremistas você possa ter.
Não.
Você tem que compreender a pessoa, e o tempo dela.
Não se toca uma música num tempo diferente, à não ser que você saiba bem o que esteja fazendo.

E se você é a pessoa em questão, e está se lamentando por que você quer se soltar mas não consegue, de novo: Não se cobre!
Você tem seu tempo. Dê paciência à você mesmo e se permita com a calma e tempo que precisar!
É difícil quando você está no meio de várias pessoas, mesmo quando você conhece todas. Mas você não precisa se isolar totalmente por isso.

Tente ir aos pouquinhos, iniciando conversas com a pessoa que você mais gosta do grupo, ou entrando em uma conversa que alguém já esteja fazendo (só tome cuidado pra não ser inconveniente).
Tem medo de dançar? Não se preocupe, pegue algum amigo seu e tente dançar junto com ele.
Mesmo que você caia no meio da dança, você ainda pode se divertir. É só você lembrar da diferença do "rir de" para "rir com". E o primeiro passo para "rir com" é você se permitir achar graça do próprio tombo.

E tenha em mente - Tudo bem você errar, desde que você aprenda com os erros.
Você levou um monte de tombos para aprender à andar. E a maioria você não chorou. Provavelmente. Leve isso como lição para o resto da vida.

No demais, não existe uma fórmula mágica contra a introversão. Temos apenas a paciência e o tempo.
Hoje, temos um Introvertido. Mas quem garante que amanhã o mesmo finalmente consiga se soltar?
Tenha como fato de que, só o fato de um Introvertido estar numa festa, em uma roda de amigos, ou em qualquer grupo grande de pessoas, numa interação, já é um grande avanço, mesmo que ainda recluso. Demonstre isso à ele! 
Então não cobre. Deixe tudo fluir naturalmente. Vá com calma, esteja você em qual lado for.

Eu pretendo, talvez, falar mais sobre Introversão nesse blog. Sei lá, sobre meu próprio progresso social ou coisa assim. Talvez eu acabe ajudando alguém à superar ela também.
Enfim. Espero ter acendido uma luz na sua cabeça com essa postagem!
Até mais! See ya!
Ivson Gomes

Eu sou Ivson Gomes. Sou um jovem ainda decidindo como devo levar a vida. Muitos Hobbies e uma certa facilidade com tarefas criativas, mas pouca força de vontade e auto confiança. Digamos que eu seja um faz-tudo, mas com pouco combustível. Eu tô trabalhando nisso, no entanto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem