Como fazer Remasters de MIDI com o FL. Studio

Fala Pessoas e Pessouos!
Tudo beleza?
Bem, eu já queria fazer este Tutorial já fazia um certo tempo, mas um amigo meu me perguntou a poucos sobre como se faz remixes e remasters de MIDIs usando o FL. Studio, então resolvi fazer este tutorial agora.


Bem, antes de qualquer coisa, vocês vão precisar do programa FL. Studio serio mesmo?.
A versão que eu estarei usando é a 12, mas vocês também podem usar a 11 ou uma versão mais antiga.
Agora, vocês precisarão de um arquivo de sequência MIDI. Você pode procurar na internet, mas um site em que eu pego várias das MIDIs que eu uso é o VGMusic, onde temos várias MIDIs de games.
Você também irá precisar de Soundfonts, que são bancos de dados com o som de um ou mais instrumentos. Muitas são pagas, mas eu conheço algumas gratuitas e que são de boa qualidade.
Você pode baixá-las aqui e aqui.

Quando você tiver tudo em mãos, abra seu FL. Studio.
Para importar a MIDI para o seu FL. Studio, vá em File > Import > Import MIDI, depois, procure pela MIDI em seus arquivos e clique em Abrir.


Eu iriei usar o tema de batalha contra Pokémon Selvagens de RSE.
Quando você importar, você verá algo como isto:


Apenas dê Accept e pronto.
Após o programa carregar, a visão que você deverá ter é essa:


Feche todas essas janelas a não ser a ultima, que tem as "linhas" e que se chama Channel rack, isso na versão 12. Se não me engano, na 11 o nome era Piano roll.
Aquelas "linhas" na verdade são as notas musicais.
Agora, é hora de ensinar a colocar as Soundfonts no programa.
Descompacte os arquivos ZIP.
Agora, no FL. Studio, clique com o botão direito em Soundfonts e clique em Windows shell menu. Então clique em Abrir. Arraste os arquivos para a pasta que abrir e pronto!
Agora, tudo o que você tem que fazer é: Arrastar a Soundfont para as Tracks. Mas não é só isso. Você deverá saber que instrumento vai bem naquela Track, se é necessário consertar alguma nota, dentre outras coisas.
Quando a Soundfont é composta de vários instrumentos e você precisa trocar, apenas clique no track onde você colocou a sua Soundfont. Irá abrir uma janelinha. Clique na barrinha abaixo de name, como na imagem:


Irá se abrir outra janela, aquele é o banco de dados dos instrumentos. Vá clicando e testando até achar a que mais combina com a Track que você está editando, portanto, ouvidos atentos!
Nesta track eu escolhe deixar o Brass (Orquestra de Metais, em inglês. É composta por instrumentos de sopro como Trompete, Trombone, etc.), mas isso depende do que você acha que ficaria legal.


Mas então, você tem aquela dilema: Eu achei dois instrumentos que ficariam legais nesta track, mas qual eu coloco?
Bem, você pode adicionar os dois!
Primeiro, Clique naquele botão:


Agora, selecione o (none).


Agora, clique com o botão direito na track que você quer copiar e clique em Copy.


A mesma coisa com a Track vazia, só que desta vez, você dará Paste.
Agora, você pode adicionar a outra Soundfont que você queria!
Mas, e se eu quiser que essa track só toque o instrumento extra uma parte, mas na outra ela não toque nada?
Bem, clique no meio da Track, onde temos os notas.
Isto abrirá uma nova janela.
De olhos e ouvidos e ouvidos atentos a "timeline", selecione a parte que irá ser retirada usando a ferramenta de seleção:


Apenas arraste e sobre a tela para selecionar as notas, desta forma:


Agora, apenas aperte o botão Delete do seu teclado e pronto! Lembrando que se você tiver deletado algo errado, você pode usar Ctrl+Z para retornar.
Você também pode usar as ferramentas de Lápis e Pincel para criar novas notas, mas você deverá ter uma certa técnica e um bom ouvido para isso, mas com o treino, tudo isso poderá ser desenvolvido.
Como um exemplo, eu usei a ferramenta de Lápis para criar a linha de Tímpano, que não tinha na MIDI. Lembrando que você pode usar a ferramenta de seleção e usar Ctrl+C e Ctrl+V para copiar as notas e colá-las, para não ter que ficar criando notas iguais.

Mais uma coisinha antes de terminarmos.
Estão vendo esses botõezinhos?


Bem, os primeiros são botões para mutar ou desmutar as tracks. Você pode utilizá-los para editar apenas um áudio por vez.
O segundo botão determina que lado aquele track tocará. Girando para esquerda, ele fará com que o som toque apenas na direita, e se você girar para a esquerda, tocará apenas na esquerda. Deixando o botão no meio fará com que o som saia pelos dois lados.
E o ultimo botão determina o volume. Girando o botão para a esquerda, você diminuirá o volume e vice-versa.
Bem, agora a coisa é com você. Tente testar coisas novas, trocar soundfonts, misturar instrumentos... Enfim, só não esqueça de Salvar o seu projeto em File > Save as, até por que é bem comum do programa travar do nada.

Assim que seu remaster estiver terminado, vá em File > Export > MP3 file e espere o tempo necessário para a renderização.
Claro, o que eu ensinei foi apenar um método simples, mas para pessoas que nunca tiveram contato com o FL. Studio, já é um começo.
Não se desespere se seus temas não ficarem bons logo de cara, afinal, é com os erros que aprendemos, e se você continuar tentando, você consegue fazer um bom remaster/remix.
E foi isso, pessoal! Qualquer dúvida, vocês podem falar nos comentários. Vocês também podem mandar suas músicas para que eu dê uma checada. Garanto que minhas avaliações vão ser as mais positivas possíveis!
Então... Até mais e Adios!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem