Vamos andar com os Pokémon fora da Pokéball em Ultra Sun & Ultra Moon?

"EU VI O HAU ANDANDO COM O TORRACAT! EU VI!!"



Howdy!
Então, amigos, vocês sabem que essa semana tivemos um novo trailer, e nele eu dei uma frisada no fato de que, no Trailer Japonês, o Hau mandou o seu Torracat para batalhar, mas não o jogou de uma Pokéball. Ele apenas o mandou atacar. Assim como em HGSS.
Bom, eu resolvi fazer essa postagem para reunir todos os fatos que me levam à acreditar que, sim, a mecânica de Pokémon que seguem irá retornar em USUM, nem que seja limitada.

Antes de tudo, eu não quero que usem esta postagem como uma AFIRMAÇÃO de que isso irá ocorrer. Isso é só uma teoria minha juntando as informações que nos foram soltadas com os recentes trailers. 
Então, você é livre para acreditar ou não, compartilhar a postagem, mas saiba que em momento algum eu venho para enganar alguém e dizer que isso de fato irá ocorrer, pois, apesar de acreditar muito na possibilidade, eu prefiro deixar o retorno da mecânica como "plausível", já que eu posso muito bem estar enganado e a GameFreak não ter colocado a mecânica.

Enfim. Vamos lá.
Tudo começou quando foi-se descoberto, nos arquivos de Pokémon Sun & Moon, animações de TODOS os Pokémon andando e correndo. Incluindo os Mega Evoluídos.
Muitos Especulavam que essas animações seriam animações que seriam implementadas em um próximo jogo, possivelmente o Switch. Porém seria muito estranho se eles deixassem animações que viriam para um jogo de outra plataforma no 3DS, mesmo que para apenas testar.
A mais provável explicação é que essas são animações remanescentes da mecânica de caminhar com Pokémon, que acabou sendo retirada por motivos ainda desconhecidos. Talvez eles não tiveram tempo o suficiente para desenvolver bem a mecânica, e deixaram para o próximo título, no qual puderam trabalhar melhor e com mais tempo: USUM.

Porém, isso passou e ficou quase que esquecido até o anúncio de Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon.
Desde o primeiro trailer divulgado, ficamos apreensivos sobre o retorno da tão aguardada mecânica. Não é pra menos, essa mecânica muito divertida não volta desde Pokémon HeartGold & SoulSilver!
A Hype toda começou por causa de um Wingull que apareceu no Trailer, supostamente seguindo o Personagem Principal.


Alguns acreditavam que o Wingull estava realmente seguindo o treinador. Outros, entretanto, achavam que ele apenas estava passando próximo, e que ele passava muito longe para estar seguindo. Talvez ele estivesse mais mostrando o caminho que de fato seguindo.
Isso, inclusive, foi comprovado na Nintendo Direct de 13 de Setembro, onde vemos que o Pokémon muda, sendo um Wingull de dia e Murkrow de noite, ou seja, será um Pokémon diferente dependendo da versão. Fora que a rota que o Pokémon faz acaba sendo diferente da de um Pokémon que estaria te seguindo, já que o mesmo sobe até sair da tela no final.
Então, a não ser que esses Pokémon realmente sejam do treinador e nos sigam de maneira muito diferente da que esperávamos, esses Pokémon não estavam realmente seguindo o treinador. Talvez ele apenas estivesse guiando, ou, "coincidentemente", passando por perto.
Also, nessa parte do jogo, provavelmente ainda não recebemos nosso primeiro Pokémon, então a hipótese está quase que totalmente descartada.

Ainda sim, a Gamefreak não teria colocado aquele Wingull pra nada. Praticamente todas as cenas mostradas tiveram algum propósito depois. Então, eu acho que eles o puseram lá de propósito.

Pouco depois, tivemos praticamente o primeiro trailer real do jogo, em 18 de Agosto, mostrando um pouco mais dos Personagens Principais e seu primeiro encontro com os Iniciais.
Nesse mesmo Trailer foi-nos mostrado algo bastante interessante: Um Rockruff segue o Personagem Principal, e também solta um Balãozinho, assim como em HGSS.


Esta sim foi quase que uma confirmação da volta da mecânica. O Pokémon, desta vez está perseguindo o treinador, ao ponto de soltar um balãozinho, o que praticamente desmistifica o caso de ser apenas um Pokémon NPC, algo que, convenhamos, é bem noonsense. Quer dizer, por que nós brincaríamos com um Rockruff de alguém que não seja nós mesmos? Claro, tem uma garota que aparece no canto da tela, mas eu não sinto que o Rockruff seja dela.
Algumas pessoas também falam que o jeito que o Pokémon segue não é exatamente o mesmo do que o Treinador faz. Mas pensem nisso: Quando um cachorro lhe segue ele faz EXATAMENTE o mesmo caminho que você? Principalmente quando você corre em um círculo? Provavelmente a mecânica foi muito melhor trabalhada, e os Pokémon fazem uma rota mais "realista", digamos. Vale lembrar que até o movimento do próprio jogador foi atualizado, e agora podemos mover nosso personagem com mais liberdade usando o Circle Pad, o Botão Analógico.
Além do mais, tivemos apenas praticamente 1 segundo dessa cena, então não dá pra afirmar muita coisa, afinal o personagem já aparece correndo e o Rockruff já aparece fazendo o balãozinho. Porém, analisando o trailer mais lentamente, dá pra perceber que o Pokémon estava perseguindo o treinador de um local aonde ele provavelmente já estava. E se caso esse Pokémon fosse da menina, ele deveria perseguir pela esquerda, mas ele parece estar seguindo da direita, fazendo um Anti-Horário, o sentido que o jogador estava correndo.

Após isso, a única coisa que tivemos mais sobre a mecânica foi no trailer que saiu junto à Nintendo Direct de 13 de Setembro.
Neste trailer, tivemos apenas um Pikachu, que aparece naquele tal Vale dos Pikachus, junto do treinador. Na cena, vimos uma pequena animação do treinador dando uma giradinha e se abaixando para interagir com um Pikachu. Este Pikachu reage dando outra giradinha, usando balões também.


A animação é muito fofinha, que se diga, e eu assumo que esse Pikachu pode ser um Pikachu NPC, na qual podemos interagir e eles farão esta dancinha. Isso dado o contexto da cena.
Porém, também não descarto a possibilidade do Pokémon ser do treinador, e esta animação ser uma animação especial por causa do local aonde eles se encontram, assim como em HGSS.
Eu acho que esta foi mais uma vez a Gamefreak mostrando a mecânica de forma sutil, talvez para não nos Hyparmos muito. Já falarei mais sobre isso.
De qualquer forma, eu também acho que não é o caso do Pokémon ser um NPC, por causa desta imagem.


É difícil de enxergar por causa da letra e do escurescimento de tela, mas se vocês perceberem, a não ser que esteja muito bem escondido dentre as letras, o Pikachu que o jogador interage não aparece nesta cena. Ele deveria estar mais ou menos no centro da imagem. O que reforça ainda mais a teoria. Eles podem ter colocado o treinador com o Pikachu justamente para que fiquemos confusos quanto à isso.

E, por ultimo, temos o trailer mais recente, que saiu no dia 22 de Setembro.
No Trailer que saiu para o nosso lado do globo, não tivemos nada confirmando os Pokémon andando conosco. Entretanto, no Trailer Japonês, temos algo extremamente revelador: O Hau mandando seu Pokémon fora da Pokéball.

Pra começar, temos na cena o Hau vindo até nós em Paniola Town.
Originalmente ele vem até nós sem o Torracat, ou o Inicial que é fraco contra o seu, o acompanhando. E inclusive, ele dá mais enfoque à seu Pikachu que seu Torracat.


Não há muito o porquê de eles terem trocado este encontro, aliás, não há motivos de eles terem adicionado esta exata cutscene com diferenças entre a cena original e a novo. E ainda mais, tendo omitido isso, mostrando apenas no trailer japonês.
A cena podia ser puramente decorativa, como quando o Hau aparece com o seu Inicial fora da Pokeball no início de Sun & Moon.
Porém, além disso temos a cena em que ele manda seu Pokémon também. E é exatamente isso que quero lhes chamar atenção.


Primeiro, observem esta cena. Esta cena é de quando o Hau manda seu Pokémon para Batalhar.
Agora comparem a frase com às que vem à seguir.


Como vêem, o Hau manda seu Pokémon sem necessitar da Pokéball, e a frase que é a mesma. "Pokémon Trainer Hau Send out Torracat". 
A única diferença entre as duas é o nome do Pokémon. Na primeira imagem vemos "アシマリ", nome do Popplio em Japonês (Ashimari). Já na segunda, vemos "ニャヒート", nome do Torracat em Japonês (Nyaheat).

Isto, pra mim, foi a prova final do retorno da tão aclamada mecânica Walking Pokémon. Não só isso, como também será a primeira vez que poderemos enfrentar treinadores com seus Pokémon que andam fora da Pokéball. 
A cena em si também é praticamente idêntica à de HGSS, então eu não vejo o por que negar esse fato.
Também seria muita cara de pau se a GameFreak deixasse apenas outros treinadores andarem com seus Pokémon enquanto nós ficamos apenas no gostinho de andar com Pokémon que NEM É DA GENTE.

"Mas, Ivson, já nos foi mostrado nosso treinador andando inúmeras vezes sem o Pokémon atrás!"
Era aí que eu queria chegar. Sinceramente eu acho que a mecânica de HGSS para os Walking Pokémon foi impecável se não por dois fatos:
  • Você não podia "desligar a mecânica", ou seja, você tinha que andar com seu Pokémon o tempo todo, exceto por algumas certas áreas. Isso não era lá tão chato, você se acostumava, mas algumas vezes você queria poder guardar seu Pokémon, não é?
  • Você podia andar com QUALQUER POKÉMON em QUALQUER LUGAR. Ao mesmo tempo que isso soa FANTÁSTICO, isso também é muito falho. Pra começar, os sprites eram, por muitas vezes, miniaturizados ao máximo. Vide Wailord. E ao mesmo tempo que isso era bizarro, também era bizarro entrar com um Pokémon enorme em uma casinha pequena de uma pequena cidade.
Claro, essas duas coisas, como eu disse, eram praticamente irrelevantes, e podíamos deixar pra lá devido às capacidades gráficas da época para o DS.
Porém, o que eu estava pensando é em esta mecânica voltar como um mix da versão de DPPt e HGSS: Você pode andar com vários Pokémon, porém, com restrições.
Pokémon pequenos e fofinhos, e, lógico, os iniciais, já teriam seu passe livre. Talvez, o limite de tamanho seja de, pelo menos, Pokémon de 2 metros, para locais ao ar livre. Pokémon muito grandes como Onix, sempre ficarão dentro das Pokéballs. Apenas alguns Pokémon, ou em alguns casos, nenhum, são permitidos para passear dentro de certos edifícios. É assim que eu vejo a mecânica acontecer.
Oh, e claro, eu creio que ela será uma mecânica que você poderá escolher ligar ou não. Possivelmente ela estará muito ligada ao Pokémon Refresh, como eu já especulava. Você apertará um botão e escolherá andar com o Pokémon ou não. Se esse Pokémon estivesse "na lista", então ele apareceria no Overworld.

"Mas, Ivson, o 3DS não vai aguentar tudo isso!"
Discordo. A maior dificuldade de FPS em Sun & Moon talvez tenha sido em Batalhas e Cutscenes, que realmente puxam muita capacidade gráfica. Porém, eu não senti muitas quedas de FPS durante minha jogatina em SM. Apenas em Double Battles, e alguns Z-moves. Talvez o motivo seja por eu estar jogando em um 2DS (modelo antigo). Fora que os modelos novos do Portátil (New 3ds e New 2ds) suportam muito bem os jogos por terem processadores mais atualizados.
E o fato de ser uma mecânica "desligável" e com restrições ainda ajudará muito nisso. Realmente colocar um Wailord pra andar atrás de você não é algo muito viável, e, se queremos representar bem graficamente, ele nem chegará a entrar no cenário.
Então, nesta parte eu até que concordo.
Porém, os mapas de Sun and Moon não parecem muito pesados. Muitos deles são, inclusive, muito bem decorados e movimentados, como em Hau'oli, por exemplo. colocar mais um modelo para andar com você não deve fazer muita diferença gráfica.

Agora, deixem-me frisar outra coisa: Lembram-se da especulada customização em Sun and Moon? Havia muita discussão sobre se poderíamos ou não trocar de roupa no jogo. No começo, houve apenas um trailer com uma camisa ou mochila diferentes. E com o tempo a Gamefreak foi anunciando mais e mais. Muitas pessoas continuavam céticas, até a Gamefreak mostrar de uma vez por todas que sim, teríamos customização de personagem em Sun & Moon.
Pelo que parece, o barco está tomando o mesmo caminho que antes. E como as pessoas estão numa maré de descrença e desânimo sobre os futuros títulos, qualquer coisa que pareça relevante eles já impõem negatividade, afirmando que tal coisa não irá ocorrer e negando os fatos que parecem muito bem construtivos. 
Por incrível que pareça eu vi gente não gostar de NADA do ultimo trailer, e isso tudo porque não tiveram o que queriam. Suas expectativas não foram alcançadas. Apenas isto.
Eu não posso culpá-los, porém. Isso é a opinião de cada um.

Então, agora, deixo vocês com a pergunta. Será que os Pokémon nos seguirão fora das Pokéballs em USUM? Sintam-se livres para discordar ou concordar. Vocês também podem votar nesta enquete que eu montei sobre o assunto!


Como eu disse antes, essa postagem apenas contem os fatos que eu juntei sobre o suposto retorno da mecânica com todas as recentes informações que tivemos sobre USUM, dando minha opinião sobre o assunto. Porém, não forço ninguém à concordar 100% com tudo o que disse, ou assumir o que disse como a mais pura e sublime verdade. Todos sabemos que a GameFreak às vezes endoida, então é bem fácil que eles apenas estejam brincando conosco e com nossos sentimentos. Eu estou tão hypado quanto todo mundo e desejo muito que a mecânica volte. Se ela não voltar eu ficarei chateado? Muito. Mas eu já estou preparado para um baque pois eu me ensinei a ter cuidado com minha expectativa. Se esperamos muito de algo, é bem provável que eu me decepcione.

Então, é isso pessoal! Torçamos para que essa mecânica volte!
Até mais! See ya!
Ivson Gomes

Eu sou Ivson Gomes. Sou um jovem ainda decidindo como devo levar a vida. Muitos Hobbies e uma certa facilidade com tarefas criativas, mas pouca força de vontade e auto confiança. Digamos que eu seja um faz-tudo, mas com pouco combustível. Eu tô trabalhando nisso, no entanto.

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